Uma manhã de incentivo a vida. Todos os setores do Instituto Cândida Vargas (ICV) receberam, nesta terça-feira (27), a visita da equipe de psicologia da maternidade, que realizou uma ação alusiva ao ‘Setembro Amarelo’. O objetivo foi falar sobre o autocuidado e a importância da saúde mental.
De acordo com a coordenadora do setor de psicologia do ICV, Poliana Dantas, essa temática é abordada durante todo o ano dentro das atividades da equipe. “A avaliação da atividade foi muito positiva. Todo mundo participando, onde visitamos todos os setores, como o pré-parto, alojamentos, ambulatório, canguru, triagem e UTIs. O trabalho da psicologia em relação a esse tema é ofertar a escuta qualificada às usuárias e aos profissionais da instituição”, disse.
Na ocasião, músicas e brindes foram ofertados às usuárias do serviço, tendo alcançado mais de 300 pessoas, entre pacientes e profissionais. “Foi significativo participar desse momento, uma ação onde a gente levou acolhimento e carinho as pessoas que nos receberam com muita atenção e afeto. Foi maravilhoso”, afirmou Niedja Lima, que cantou para as pacientes e os funcionários.
Setembro Amarelo – Dedicado à prevenção do suicídio, trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015 e visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
A prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde, mas deve ir além dela, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das taxas de suicídio. A prevenção deve ser também um movimento que leve em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado em sua complexidade.
Discussion about this post