A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está realizando uma campanha para estimular servidores e seus familiares a doarem sangue. A ideia é a criação de um banco de doadores para atender as demandas dos funcionários.
O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, afirma que a campanha está pautada na solidariedade e no cuidado com a saúde dos colaboradores da Emlur, bem como na de seus familiares. “Além disso, com o estímulo a esse nobre ato de doar sangue, podemos contribuir com o aumento de estoques do Hemocentro”.
A coordenadora da Divisão de Bem-Estar Social (Dibes), Damiana Rodrigues, explica que a ideia surgiu da necessidade verificada pelas assistentes sociais, no auxílio aos servidores com problemas de saúde e que precisavam de doação. “Temos os nomes de alguns doadores, mas quando entrávamos em contato, era comum constatar que a pessoa tinha acabado de doar e teria de esperar para fazer nova doação”.
Com a criação do banco de doadores, o contato com as pessoas será mais rápido. “Distribuímos questionários em todos os setores da sede da Emlur e depois vamos entregar nos núcleos e administrações”, conta Damiana Rodrigues.
Critérios – Conforme o Ministério da Saúde, o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
De acordo com o Hemocentro da Paraíba, os voluntários devem ter de 16 a 69 anos, pesar mais de 50 quilos e possuir hábitos de vida saudáveis. O menor de 18 anos deve estar acompanhado do responsável legal. Para doar pela primeira vez, a idade limite é 60 anos.
No dia da doação, o indivíduo deve estar alimentado, portar documento oficial com foto e a carteira de vacinação contra a Covid-19.
Discussion about this post