Uma urna no município de Cajazeiras, sertão de estado, precisou ser trocado após ter sido danificada por um eleitor. De acordo com informações, um eleitor com sintomas de embriaguez danificou o equipamento eletrônico se queixou com o mesário que não estava aparecendo a imagem com o número do candidato que deseja votar.
O caso foi confirmado pelo delegado seccional de Cajazeiras, Ilamilton Simplício. Segundo o delegado, “o homem estava embriagado e praticou este crime de certa gravidade”.
“Ele foi preso e irá responder. Ele se irritou, socou a urna, quebrou o display, então foi preso em flagrante por dano ao patrimônio”, informou o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, José Cassimiro.
O delegado Ilamilton Simplício informou ao ClickPB que a conforme a legislação federal, o crime é grave e na legislação está prevista a pena mínima de cinco anos e máxima de dez. “Entre cinco e dez anos. A pessoa é autuada em flagrante delito, não cabe fiança na delegacia e ele agora será encaminhado ao presídio”.
Até as 16h de hoje, a Paraíba contou com 96 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas. De acordo com o Secretário de Tecnologia do TRE-PB, a grande maioria dos problemas são solucionados apenas desligando e ligando o equipamento. “As principais ocorrências são aquelas do display do eleitor que apaga, ou uma impressora que se precisa substituir. A maioria dessas ocorrências, é só desligar e ligar o equipamento”.
Discussion about this post