O mês de outubro é marcado por ações relacionadas à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Na capital, a Prefeitura de João Pessoa oferece, de forma permanente, consultas, exames e procedimentos especializados em sua rede, que vão desde o diagnóstico até o tratamento da doença.
Um desses serviços funciona no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). Na unidade é oferecida assistência especializada na saúde da mulher, onde especialistas, como ginecologista e mastologista, fazem rastreamento de câncer ginecológico. O serviço é disponibilizado por meio do programa ‘Tudo Rosa’, criado pela Prefeitura no ano passado, como explica a diretora-geral do Hospital Santa Isabel, a médica Adriana Lobão.
“Com o programa Tudo Rosa, a Prefeitura inovou com a possibilidade de a mulher poder ser encaminhada de sua unidade básica de saúde ou do seu Distrito Sanitário diretamente para fazer o agendamento ambulatorial no Hospital Santa Isabel. Essa porta aberta, sem que a mulher precise passar pela regulação municipal, para marcar exames e procedimentos, possibilita também um atendimento de forma mais rápida”, ressaltou.
Dar celeridade a descoberta precoce e agilizar o tratamento são os principais focos do programa, ressalta a coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rosselle Leite Gadelha. “Em João Pessoa, o cuidado com a mulher dura o ano inteiro, não apenas no mês de outubro”, afirmou.
Ela explica que, através do Tudo Rosa, a mulher pessoense, a partir dos 40 anos, tem direito a fazer sua mamografia no mês do aniversário. Esse serviço é oferecido, por meio de parceria, no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), Hospital São Vicente de Paulo, Hospital Napoleão Laureano e Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC). Em relação à consulta especializada com mastologista, ginecologista, ultrassonografia (USG) de mama e biópsia de mama, a mulher tem dois caminhos: deixar sua requisição na USF para ser regulada ou se dirigir ao Hospital Santa Isabel e marcar diretamente na recepção do ambulatório. “É uma articulação que vem se mostrando muito importante ao dar celeridade no diagnóstico e tratamento do câncer de mama”, reforça Rosselle Leite.
Com toda essa rede de assistência, o número de mulheres atendidas durante o ano aumentou no HMSI. Entretanto, a procura ainda está abaixo da média desejada.
Consulta – Para ter acesso aos serviços especializados, basta a mulher ir ao Hospital Santa Isabel com a guia da sua USF e marcar diretamente a consulta especializada no ambulatório. Dessa forma, ela já sai com a data marcada para passar pelo especialista.
A mulher que já passou pela consulta de rotina na USF, fez o exame de prevenção do câncer de colo do útero e o médico suspeitou de alguma anormalidade que necessite investigação, ela poderá se dirigir ao HMSI com o encaminhamento e marcar a consulta especializada com o ginecologista ou mastologista.
Ampliação de serviços – A Prefeitura de João Pessoa, inclusive, tem ampliado a oferta de serviços e tratamento dentro dos cuidados com a saúde da mulher. Entre esses serviços disponibilizados está a realização de cirurgias de endometriose profunda. É um serviço de ginecologia minimamente invasivo, realizado por via endoscópica e que traz vários benefícios as pacientes, como o curto tempo de internação, menor tratamento intra-operatório e retorno das atividades habituais de forma mais precoce.
Outro serviço inovador relacionado à saúde da mulher disponibilizado no HMSI é a histeroscopias cirúrgicas e diagnósticas.
Chá da tarde – Em alusão ao mês de prevenção do câncer ginecológico e para chamar a atenção das mulheres para o fato de que elas têm a porta aberta na unidade, o Hospital Municipal Santa Isabel, em parceria com a Área Técnica da Saúde da Mulher e Diretoria de Atenção em Saúde, realiza na próxima quinta-feira (13) um chá da tarde, que contará com a participação de agentes comunitários de saúde e chefes de distritos sanitários.
Na ocasião serão expostos dados referentes ao período em que o atendimento passou a ser feito de forma direta e facilitada para a mulher.
Iluminação especial – Também para conscientizar a população sobre a importância da campanha Outubro Rosa, que chama a atenção para a prevenção ao câncer de mama, o prédio do Santa Isabel ganhou iluminação especial em tom de rosa.
Discussion about this post