No período de janeiro até setembro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa registrou 275,2 mil atendimentos nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Capital. Deste total, 27,5 mil são classificados pela cor azul, considerados não urgentes. Ou seja, pelo menos 10% dos casos atendidos nas UPAs nos últimos meses poderiam ter sido realizados nas Unidades de Saúde da Família (USF) por se tratarem de atendimentos com perfil de Atenção Básica.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, a principal diferença entre as portas assistenciais de urgência e Atenção Básica é a necessidade ou não de acompanhamento em ambiente hospitalar. “Quando se trata de sintomas leves como tosse, nariz escorrendo ou febre baixa, o cidadão pode e deve ser atendido em Unidade Básica de Saúde. Se forem sintomas mais intensos, aí sim devem recorrer às Unidades de Pronto Atendimento”, explicou.
O secretário de Saúde ressaltou, ainda, que o direcionamento adequado para o serviço mais indicado para cada caso contribui para evitar filas e longa espera pelo atendimento médico. “Isso ajuda a desafogar nossas Unidades de Pronto Atendimento, que atuam como porta de urgência e emergência e estão à disposição para prestar a assistência necessária à população”, destacou.
Atendimentos para USF – A principal porta de entrada do usuário na Rede Municipal de Saúde é a Atenção Básica, por meio da USF, onde a população tem acesso as consultas médicas, odontológicas, enfermagem, além do acompanhamento de idosos, crianças e gestantes.
Pessoas com sintomas de gripe, tontura, dor abdominal, mal-estar, diarreia, vômito e conjuntivite devem ir à USF mais próxima de sua casa para atendimento. Nas unidades também é prestada assistência para casos hipertensão, diabetes e obesidade.
Atualmente, a Rede de Atenção Básica conta com 93 prédios de USFs e 203 Equipes de Saúde da Família (ESF) onde cada grupo é composto por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitários de saúde.
Atendimentos para UPA – Já na assistência pré-hospitalar estão inseridas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que são unidades de urgência e emergência para serviços de média a alta complexidade, sendo um ‘meio-termo’ entre as Unidades de Saúde da Família e os hospitais. O atendimento é realizado de acordo com a classificação de risco, priorizando a gravidade dos casos.
A pessoa deve procurar uma UPA em casos como problemas de pressão, queda com torção e muita dor, queda com suspeita de fratura, febre alta, cólicas renais, intensa falta de ar, convulsão, dores no peito e vômito constante. As unidades contam com serviços de raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
A Rede Municipal de Saúde dispõe de quatro UPAs localizadas nos bairros Jardim Oceania, Valentina Figueiredo, Cruz das Armas e Bancários. As UPAs estão diretamente conectadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), à rede hospitalar de João Pessoa e à diretoria de regulação, que fica de sobreaviso para os encaminhamentos aos hospitais e serviços conveniados.
Dados – Do total de 275,2 mil atendimentos realizados nos primeiros nove meses deste ano nas quatro UPAs de João Pessoa, 1,8 mil (0,7%) foram classificados de cor vermelha (emergência); 51,9 mil (18,8%) de classificação amarela (urgência); 193,8 mil (70,4%) foram classificados como verde (urgência menor); e 27,5 mil atendimentos de cor azul (baixa complexidade).
- Secom-JP
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