Na Paraíba, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), já foram notificados 38 casos e dez mortes por meningite em 2022. O aumento de casos tem preocupado profissionais da área de saúde do país, pois a doença, que é grave e contagiosa, voltou a circular em vários estados, como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
Por isso, a Prefeitura de João Pessoa alerta para a importância da vacina contra a meningite. A campanha de vacinação contra a poliomielite atingiu 88,79% da cobertura na cidade, o que a coloca como a primeira no ranking de capitais do Brasil com maiores coberturas vacinais.
O Calendário Nacional de Vacinação contempla a prevenção contra meningite para todas as fases da vida. A meningocócica C está disponível para crianças três e cinco meses e com o reforço aos 12 meses de idade. Para ampliar a cobertura a Meningo C também estará disponível temporariamente para crianças de 5 a 10 anos (até fevereiro de 2023) e adultos (desde que sejam trabalhadores da saúde).
Já, a vacina meningocócica ACWY foi ampliada e será ofertada temporariamente para adolescentes de 11 e 14 anos. A ampliação tem como objetivo reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.
Sobre as vacinas
- Meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C. Esquema vacinal: 1ª dose aos 3 meses de idade; 2ª dose aos 5 meses de idade e reforço aos 12 meses de idade; e, adultos – desde que sejam trabalhadores da saúde;
- Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y. Esquema vacinal: uma dose em adolescentes de 11 e 14 anos de idade, a depender a situação vacinal.
Locais de vacinação
De segunda a sexta-feira:
– Centro Municipal de Imunização (CMI): – 8h às 16h
– Policlínicas Municipais: – 7h às 17h
– Unidades de Saúde da Família (USF): – 7h às 11h e das 12h às 16h
– Mangabeira Shopping: 13h às 22h
Portal Correio
Discussion about this post