A juventude de oportunidades, do primeiro emprego, de acesso à educação de qualidade e que alimenta sonhos. É esta a realidade dos jovens paraibanos com a gestão do governador de verdade e candidato à reeleição João Azevêdo (PSB). Em programa eleitoral exibido na TV, nesta segunda-feira (24), foram mostradas as políticas públicas para o setor e mais propostas para o desenvolvimento da Paraíba.
“O futuro da Paraíba está nas mãos dos nossos jovens. Estamos criando oportunidades de emprego com atração para o nosso estado dos centros de distribuição de grandes empresas, como a Brastemp, Consul, Magazine Luiza, Colgate e Kappesberg. E também estamos investindo no Polo Turístico do Cabo Branco, que irá gerar milhares de empregos. E no nosso governo, a juventude tem encontrado todo o apoio que precisa”, afirmou João.
De acordo com o governador, o programa Primeira Chance, criado em 2019, ajuda a juventude a conquista a primeira oportunidade no mercado de trabalho.
“A pergunta mais difícil que a gente tem que responder é quando a gente chega numa empresa e alguém pergunta qual é a sua experiência de trabalho. Como é que você vai ter experiência se você acabou de sair da escola? Desde 2019, a gente criou o Primeira Chance. A gente pega o aluno, apresenta à empresa, a empresa acolhe aquele aluno, mas a gente faz o pagamento da bolsa para que a empresa não tenha nenhum custo. Agora, a partir de 2023, a gente tá criando um programa de incentivo às empresas, desde que mantenham o primeiro emprego desses jovens”, anunciou.
A estudante Emilly Oliveira foi uma das beneficiárias do Primeira Chance e relata como a política pública do governo João Azevêdo foi fundamental para que ela conseguisse realizar novos sonhos.
“Foi ali que eu tive a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho aos 17 anos, foi ali que eu tive oportunidade de conhecer projetos e chegar na universidade. É um prazer, tanto pra mim, quanto pra os meus pais, pra minha família no geral. Eu acho que a educação da Paraíba tá caminhando pra ser uma escola do futuro, que quer o aluno no centro de tudo”, avaliou.
São diversas ações que estão por vir a partir de 2023, como a entrega da Escola Técnica de Artes e o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, ambos em João Pessoa.
“Nós compramos, quanto estado, o prédio próximo da Catedral pra implantar o Parque Tecnológico. Sabemos que para montar um escritório custa dinheiro. Então, ao invés de você montar seu escritório, você vai lá pra dentro do Parque Tecnológico e vai ter uma sala com equipamentos, com impressora, com impressora 3D, com tudo disponível pra você começar a desenvolver o seu trabalho, o seu projeto, aquilo que você tá idealizado e fazendo”, explicou o governador.
As políticas públicas para a juventude também passa pelo esporte, como a criação do programa Bom de Bola. “Nós descobrimos a quantidade de atletas que são identificados junto a comunidade escolar é uma coisa fantástica. O para-atleta ele é um exemplo. A nossa seleção de basquete e um problema, bons jogadores, mas a cadeira não prestava. Nós compramos as cadeiras, deu resultado. Os caras foram campeões brasileiro. O basquete em si, ele só vai pra frente o atleta, no caso, com uma cadeira específica pra seu tamanho”, disse João.
Um dos atletas da seleção de basquete atestou a importância do Bom de Bola no incentivo à juventude. “Recebemos esse apoio do Governo do Estado, veio uma cadeira específica pra cada deficiência e a ajuda que isso vem nos dar foi imensurável. Hoje, com certeza, eu me sinto um atleta realizado. O sonho é a meta de chegar na seleção brasileira”, afirmou.
Veja o vídeo:
Discussion about this post