Com o maior fluxo de vendas previsto para a próxima semana da Black Friday, a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-PB), já reforçou as fiscalizações, inclusive com orientações aos donos de lojas. Este ano a Black Friday acontece no dia 25 de novembro, na próxima sexta-feira (18).
Em entrevista, nesta sexta-feira (18), a Superintendente do Procon Estadual da Paraíba, Késsia Liliana, destacou que para monitorar os preços dos produtos mais procurados durante a Black Friday, mega promoção anual que se realiza toda última sexta-feira do mês de novembro, “a instituição tem reforçado as pesquisas para verificar a veracidade dos descontos aplicados no dia em que ocorre o evento promocional e que servirá de subsídio para a inspeção que será realizada pela equipe de fiscalização da Secretaria no próximo dia 25”, disse.
Ela ainda explicou que o consumidor deve estar atento na hora de realizar as compras para não ser enganado com falsos descontos. “A tradicional campanha de vendas que traz descontos relevantes em produtos de todas as categorias, motiva a expectativa entre fornecedores e consumidores, mas também traz a preocupação e deve-se estar atento aos casos de falsos descontos ou produtos com defeitos”, alertou.
O Procon-PB elencou dicas importantes para que o consumidor aproveite essa data e realize suas compras de forma mais segura:
– Fique atento aos preços apresentados antes da Black Friday para saber se realmente aquele produto ou serviço obteve desconto.
– Pesquise, mesmo as lojas aderindo a Black Friday, os preços podem variar entre os estabelecimentos.
– Fique atento, não compre em qualquer site, verifique se aquela página virtual possui o cadeado localizado no canto superior esquerdo. Busque informações no consumidor.gov.br ou em outras plataformas como o “ Reclame aqui”.
– A melhor forma de pagamento online é através de cartão de crédito, ou serviço como Paypal ou Pagseguro. Evite pagar com PIX ou boletos, pois em caso de fraudes o ressarcimento fica mais difícil.
– Preste atenção na política de troca do estabelecimento e não esqueça de guardar a nota fiscal. Registre de todos os passos feitos durante a compra de um produto. Isto é, salve os e-mails, grave as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor.
– Após a compra de um produto na internet, o consumidor tem até 7 dias para se arrepender, a contar da data de entrega. Ele pode inclusive receber o valor pago no frete.
– Caso o consumidor identifique práticas inadequadas, a orientação é que busque seus direitos. O primeiro passo é procurar o gerente ou responsável pela loja. Não havendo acordo, ele deve ir imediatamente ao Procon Estadual da Paraíba para fazer a denúncia.
DENÚNCIE ABUSOS DA BLACK FRIDAY
Em caso de denúncia, o atendimento do PROCON-PB está funcionando de forma híbrida, remota através do nosso WhatsApp (83) 98618-8330 e também na forma presencial, através de agendamento prévio no número 3221-6356. Você também pode ligar no 151.
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