A retomada do Carnaval de João Pessoa, em 2023, vai contar com novas esculturas dos mascotes do bloco Muriçocas do Miramar. A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está trabalhando na criação das esculturas que representam o bloco a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis.
O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, explica que a ideia surgiu de um dos servidores, que trabalha na oficina da Autarquia e percebeu que as duas esculturas estavam deterioradas. “Demos todo o apoio para uma equipe realizar este projeto, que será útil a toda a população, já que o bloco faz parte da tradição de nosso Carnaval”.
As esculturas originais foram criadas pela Emlur, e o agente Josias de Araújo, que é mecânico de caminhão e máquinas, fez parte da equipe. Agora, ele está realizando o trabalho com o auxílio do mecânico Geovani Batista (conhecido como Pantera), também da oficina da Emlur.
“Eu passava pela Praça das Muriçocas e via que as esculturas estavam precisando de uma revitalização. A Emlur comprou a minha ideia, retiramos as esculturas e restauramos, utilizando vigas de ferro da própria Emlur, tambores e chapas de ferro”, comenta o mecânico.
Segundo Josias de Araújo, cada uma das duas muriçocas tem dois metros de comprimento, aproximadamente. No processo de criação, a equipe de trabalho prestou atenção aos detalhes, como a cabeça, as asas e as patas das muriçocas.
Para o fundador do Bloco Muriçocas do Miramar, Fuba, é uma alegria ver a produção das novas esculturas. “As peças antigas do casal de muriçocas estavam completamente danificadas e, para minha surpresa, a Emlur está fazendo esse belo trabalho. Eu só tenho a agradecer pelo empenho de todas as pessoas envolvidas, em nome do bloco e de todo o bairro de Miramar. A Praça das Muriçocas vai ganhar nova vida”.
Discussion about this post