O trabalho realizado nas escolas municipais de João Pessoa foi destaque na 6ª edição do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal -Edição 2022’. A professora de Português Albaci Tavares da Silva foi premiada, na categoria Escola, pelo projeto colocado em prática com os alunos do 6º ano da Escola Municipal Fernando Paulo Carrilho Milanez. A entrega do prêmio ocorreu na manhã desta segunda-feira (12), em evento na sede do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Sindifisco-PB), no Bairro dos Estados.
Durante a solenidade, a secretária-executiva da Secretaria de Educação e Cultura da Capital (Sedec), Luciana Dias, ressaltou a satisfação e a importância de receber o prêmio, que é uma realização da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep), em parceria com o Sindifisco-PB, a Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) e diversos órgãos e instituições.
“Na esfera das escolas, o professor e a professora têm um papel fundamental em alinhar esses temas transversais com o conteúdo de sua sala de aula, que são vastos. A educação fiscal faz parte da vida cidadã de todos nós e é muito importante começarmos a trabalhar isto desde de cedo em nossas escolas. Muito feliz que a rede municipal participou e foi premiada. Parabéns professora Albaci e a todos que fazem parte desta ação”, disse.
O tema do projeto da professora premiada foi ‘A importância da educação fiscal para a formação do cidadão e financeira na vida das crianças e adolescentes’. Nesse trabalho com os alunos, a educadora produziu panfletos mostrando a importância da nota fiscal e o material foi distribuído com funcionários da unidade de ensino. A professora também montou um “mercadinho” na sala de aula, para simular o processo de compra e venda. O projeto também explicou para os alunos a importância da Nota Fiscal Eletrônica.
“Fiquei muito feliz com essa premiação, porque é o reconhecimento do nosso trabalho e nos inspira a querer fazer cada vez mais. Trabalhamos na escola um tema muito importante para conscientizar os alunos. Eles precisam saber da importância dessa nota fiscal”, disse com alegria Albaci Tavares da Silva.
Premiação – Os melhores projetos foram agraciados com um Certificado de Reconhecimento e uma premiação financeira de R$5 mil, sendo três prêmios para a categoria Escolas, dois prêmios para a categoria ‘Instituições’ e dois para a categoria ‘Profissional da Imprensa’. Na categoria ‘Tecnologia’ não houve inscritos.
“Como presidente e auditora, me sinto extremamente lisonjeada de participar de um momento deste que é uma aula de cidadania. Nós pudemos assistir aqui hoje a educação fiscal sendo trabalhada das mais diversas formas. Isso é muito gratificante. Temos que exercer nosso papel de cidadão de uma forma consciente e entendendo qual o nosso papel na sociedade enquanto pagador de tributos, de fiscalizadores e acompanhar essa aplicação de tributos”, frisou a presidente da Afrafep, Elaine Carvalho.
Discussion about this post