O médico Reginaldo Tavares de Albuquerque, presidente do Sistema Unimed Norte/Nordeste, será homenageado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) nesta sexta-feira (20), em solenidade prevista para acontecer às 10h, no auditório da entidade, na Torre, na Capital. Também serão homenageados pelo CRM outros médicos pelos “relevantes serviços prestados para a história, desenvolvimento e a valorização da medicina.”
Reginaldo Tavares, que é atual presidente da Federação Interfederativa Unimed Norte/Nordeste, foi um dos fundadores do movimento cooperativista de saúde no Brasil, sendo um dos responsáveis pela criação da Unimed João Pessoa, juntamente com outras lideranças médicas da época, a exemplo de Alberto Urquiza Wanderley e Antônio Moacir Dantas Cavalcanti, já falecidos.
Tavares foi um dos protagonistas da criação da Unimed Norte/Nordeste, cooperativa que preside atualmente e que faz 46 anos este ano. Dr. Reginaldo também foi o precurssor do cooperativismo de crédito no meio médico nas regiões Norte e Nordeste, tendo sido o primeiro presidente da Unicred Central Norte/Nordeste, no período de 1993 a 2001, hoje Sicredi.
No cenário nacional, Reginaldo Tavares liderou o cooperativismo de trabalho médico no país, sendo presidente do Sistema Nacional Unimed.
Saiba mais – Natural de Cajazeiras, na Paraíba, formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especializado em Ginecologia e Obstetrícia e pós-graduado em Administração Hospitalar e Medicina do Trabalho, Reginaldo Tavares de Albuquerque não apenas fez carreira como liderança cooperativista. No serviço público, ocupou os cargos de Superintendente Regional do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), foi Secretário Estadual da Saúde e vice-prefeito de João Pessoa no período de 1996 a 2000, dentre outros.
Discussion about this post