O Folia de Rua teve um encontro de gerações nesta segunda-feira (13). Os blocos Muriçoquinhas do Miramar e Melhor Idade desfilaram se reuniram no Busto de Tamandaré, em uma grande confraternização que reuniu pessoas de todas as idades. A festa é organizada pela Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope).
A concentração do Muriçoquinhas de Miramar iniciou às 16h, na Avenida Epitácio Pessoa, com milhares de pessoas. A criançada estava animada, com suas fantasias, muitas delas brincando o Carnaval pela primeira vez. A animação da festa ficou por conta da banda pernambucana Barca Maluca, ala ursa, artistas circences e palhaços, além dos músicos Paulo Barreto, no violino; e Ivan Martins, na sanfona, tocando marchinhas e frevos.
“É com muita alegria que nós constatamos o sucesso do nosso Carnaval em todos os níveis, em todos os polos, em todas as regiões. Aqui nas Muriçoquinhas não está sendo diferente. Um mar de crianças, seus pais, as brincadeiras, as fantasias tomaram conta da Avenida Epitácio Pessoa, sucesso garantido para o nosso Carnaval”, destacou Marcus Alves, diretor executivo da Funjope.
Devido à pandemia de Covid-19, o bloco não pode sair nos anos de 2021 e 2022. Por isso, muitas crianças estavam curtindo pela primeira vez. Este é o caso do pequeno Victor Luís, de 3 anos. O papai Luís Eduardo já tinha vindo em outras oportunidades com o filho mais velho e agora trouxe o caçula fantasiado do personagem Hulk para brincar no bloco.
“Ontem eu tiver a oportunidade de curtir as Virgens de Tambaú e hoje foi o dia do Victor se divertir aqui no Muriçoquinhas. Ele tá muito feliz com a experiência”, destacou Luís Eduardo.
O casal paulista Alex e Aline Urso que está passando uma temporada na cidade aproveitou para conhecer o bloco junto à filha Clara e a afilhada Aymê. Eles destacaram a beleza da festa realizada para as crianças.
“Nós temos casa aqui, mas nunca tínhamos vindo para o Carnaval. O bloco Muriçoquinhas é muito organizado e as crianças estão adorando a experiência. Com certeza vamos voltar outras vezes”, falou Alex.
Um dos momentos mais aguardados do dia foi o encontro dos dois blocos Muriçoquinhas e Melhor Idade, que aconteceu já no turno da noite, no Busto de Tamandaré. Formado, principalmente, por foliões acima dos 60 anos, o bloco da Melhor Idade foi criado em 1992, e este ano homenageou uma das tradicionais figuras da cultura popular: o Boi Bumbá.
O casal Gláucia e Ramiro Silveira, que está junto há 38 anos, curtiram o bloco do início ao fim. Muito animados, eles foram fantasiados de Branca de Neve e o anão Zangado. Glaúcia comemorou o retorno do bloco, um dos mais tradicionais do Folia de Rua.
“Está tudo maravilhoso. Estava ansiosa pelo retorno do Folia de Rua. Nós sempre participamos da festa, que é lindíssima. Estamos muito felizes”, disse Gláucia.
Discussion about this post