A vereadora Fabíola Rezende (PSB) alertou que é preciso combater e realizar ações educativas visando coibir a prática de abandono de animais. A parlamentar lembrou que o problema é recorrente em alguns pontos de João Pessoa e da Região Metropolitana. Ela lembrou que a prática é crime e que um caminho para se enfrentar o problema é realizar campanhas educativas e disponibilizar o acesso para castração de animais.
“O abandono de animais em vários pontos de João Pessoa é algo recorrente, é um problema sério que precisa ser enfrentado pela sociedade”, apontou Fabíola Rezende. Ela acrescentou que a população precisa denunciar os responsáveis às autoridades competentes e que ações como campanhas educativas para esclarecer os benefícios da castração como forma de reduzir o abandono de animais.
Fabíola Rezende lembrou, inclusive, que é autora do projeto de lei ordinária número 1052 de 2022 que prevê a implementação de uma campanha permanente de orientação sobre os benefícios da castração de animais para reduzir o abandono de animais e para a própria saúde de cães e gatos. A proposta já foi aprovada pela Câmara de Vereadores de João Pessoa e aguarda sanção do executivo.
Na capital, alguns dos locais onde o abandono de cães e gatos é frequente são a Praça do Coqueiral, em Mangabeira, e os arredores do Estádio Almeidão, no bairro do Cristo. O abandono de animais é crime previsto na Lei Federal nº 14.064/20 de 29 de setembro de 2020 referente aos maus-tratos de cães e gatos, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão.
Discussion about this post