Com a chegada da nova vacina e ampliação da Campanha que previne contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde de João Pessoa está realizando capacitação com os profissionais que atuam nas salas de vacinas da rede municipal. Todas as orientações são repassadas aos profissionais que traballham diretamente na assistência das Unidades de Saúde da Família, Centro Municipal de Imunização e Policlínicas Municipais e, estarão participando dos pontos móveis e estratégicos para prevenção, distribuídos nos cinco distritos sanitários da cidade.
“Além de promover a atualização desses profissionais, sempre que recebemos algo novo, temos o compromisso e a responsabilidade de capacitá-los seguindo a nota técnica que recebemos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. É importante este momento, de orientação e esclarecimentos dos profissionais que atuam na ponta, na prestação de serviço, para que a população receba um atendimento qualificado”, explicou o chefe da Seção de Imunização da Prefeitura, Fernando Virgolino.
Nesta quarta-feira (15), o município iniciou a vacinação de idosos com mais de 90 anos com o imunizante que previne contra a Covid-19 – bivalente da Pfizer. Inicialmente, com base nas doses que chegaram do Ministério da Saúde, além de já garantir a prevenção de pessoas com 90+, a estratégia é para atender os grupos prioritários: idosos de instituições de longa permanência e idosos acamados, restritos aos leitos assistidos pela Atenção Básica, do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Responsáveis por idosos acamados com mais de 90 anos, podem realizar o agendamento pelo Disque Vacina pelo (83) 9.8645-7727.
“A ampliação para outros grupos será realizada de forma gradual, à medida que o município receba novas doses do Ministério da Saúde. Trabalhamos para garantir a assistência de forma integral e contínua, portanto lembramos e principalmente, alertamos, que as pessoas não deixem de completar o esquema inicial que já começaram, com as vacinas que previnem contra a Covid-19 e, a bivalente é, inicialmente, para idosos acima de 90 anos, que já possuem o esquema básico de vacinação contra o vírus”, completou o coordenador de Imunização.
Quem pode tomar a vacina – O imunizante bivalente deve ser usado somente para dose de reforço, para quem já iniciou o esquema vacinal com pelo menos duas doses das vacinas monovalente que previne contra a Covid-19, com intervalo de 4 meses (120 dias) da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com as vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante BA.4 e BA.5 de preocupação no momento.
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.
Documentação necessários – No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial e cartão de vacina que comprove outras doses dos imunizantes que previne contra Covid-19 e Cartão do SUS.
Discussion about this post