Celebrando as conquistas. O Instituto Cândida Vargas (ICV), realiza, nesta quinta-feira (2), a partir das 19h, a formatura da turma de residência em Ginecologia e Obstetrícia. Esses programas representam um grande avanço para o serviço, pois estes profissionais se dedicam dia e noite às usuárias e a seus filhos. A cerimônia acontece no auditório do ICV.
A formatura está diretamente relacionada com a Comissão de Residência Médica (Coreme) municipal e com a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, como órgão acadêmico. Antes da formatura, às 17h, acontece a banca de defesa do Trabalho de Conclusão da Residência (TCR), da médica Karita Morrana, e em seguida, às 19h, o evento de abertura das atividades. Logo após, será servido um coffee break.
O Instituto Cândida Vargas conta com dois programas de residência médica – um em Neonatologia, uma subespecialidade da pediatria, tendo como coordenadora a doutora Juliana Sousa Soares, e um programa em Ginecologia e Obstetrícia, sendo coordenada pela doutora Tatiana Viana Fragoso Vieira.
“O serviço de nossa maternidade experimenta um momento de grande melhoria, na assistência ao parto, e ao nascimento, com a presença destes residentes, pois aumentaram muito a qualificação dos plantonistas, pela necessidade em atualizações em procedimentos médicos”, disse a coordenadora do Programa de Residência do ICV, Tatiana Vieira.
Ainda segundo a coordenadora, os residentes representam um grande marco na medicina na maternidade e no município de João Pessoa. “Na vida profissional destes residentes, esse período representa uma especialização com reconhecimento do Ministério da Educação e do Conselho Federal de Medicina, concedendo a eles o direito ao Registro de Qualificação de Especialidade, hoje extremamente importante para o médico atuante”, contou Tatiana.
Residência Médica – é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. A residência é caracterizada pela formação em serviço, sob a orientação de médicos especialistas com alta qualificação profissional e ética. A entrada em um programa de residência médica acontece mediante aprovação em um processo seletivo.
O programa é gerenciado pelo Ministério da Educação, mas o seu regimento é determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica, a CNRM, que foi instituída em 1977. Atualmente, no Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica (SisCNRM) existem 907 instituições que ofertam 6.449 Programas de Residência Médica no Brasil.
Discussion about this post