Comemorado hoje, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher ainda promove muitas reflexões sobre a equidade feminina no mercado de trabalho. Na Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, a valorização das mulheres e o fomento à sua ascensão profissional é uma pauta prioritária trabalhada pela companhia na gestão e desenvolvimento de pessoas.
Desde a criação do Somos, Comitê de Diversidade & Inclusão, a Arcos Dorados tem conquistado um aumento gradativo no número de promoções de mulheres a cada ano. Para atuar diretamente no eixo de Equidade de Gênero, uma das frentes do comitê, a companhia conta com a atuação da Rede de Mulheres, grupo que promove práticas de equidade diante as oportunidades, ações afirmativas e busca dar visibilidade aos seus talentos dentro da empresa. Com 60% do seu quadro de colaboradores no Brasil composto por mulheres, somente em 2022, de todas as promoções realizadas pela companhia, 63% foram conquistadas por elas. Já no eixo racial, as mulheres negras representam 61% do quadro feminino da Arcos Dorados, sendo que elas representaram 40% das promoções realizadas no último ano. Resultados como esses refletem o compromisso da empresa em promover não só a equidade de gênero, como também a pauta racial em seu ambiente de trabalho.
Além disso, a companhia tem sua liderança majoritariamente feminina (51%), considerando escritório e restaurantes, na contramão do mercado em que as mulheres líderes são 38%. Exemplo disto é a história de Ana Cláudia Matos Vieira Nobrega, que atualmente exerce o cargo de liderança como Gerente de Unidade de Negócios do McDonald’s em Cuiabá. No restaurante há 16 anos, Ana entrou na rede como primeiro emprego, abraçou o propósito da empresa e se desenvolveu como pessoa e profissional, conquistando até mesmo o antigo sonho de se tornar advogada.
“Ser mulher é um ato de gratidão! Porque não é simplesmente ser a mulher, mas é ser mãe, ser pai, ser dona de casa, ser a mulher que trabalha, ser a mulher de negócios, ser a que sustenta a casa, ser a que constrói uma história”, conta Ana. “Tenho muito orgulho de ser a mulher que me tornei, batalhadora, guerreira, que não desiste, que constrói tudo novamente, do zero. De olhar para mim e poder afirmar que sou verdadeiramente uma mulher, assim como muitas outras brasileiras, que vão à batalha diariamente, sem medir esforços, nem deixar angústia, tristeza ou aflição tomarem conta. Que coloca o sorriso no rosto e vai à luta”, completa.
Aos 33 anos, a Gerente de Unidade de Negócios é casada e tem outras três Anas em casa, a Ana Beatriz, de 15 anos, a Anna Eliza, 9 e Anna Luiza, de 4, além de um enteado, o Kauã, de 13 anos. Ela revela que passou por uma separação e precisou deixar tudo para trás, inclusive a casa onde morava, mas com a força de vontade e a determinação que só os grandes líderes têm, ela conquistou tudo novamente, do zero. “O McDonald’s não só me incentivou a me tornar uma pessoa qualificada, mas pagou parte dos meus estudos. Hoje eu tenho cinco formações: direito, marketing, recursos humanos, pós-graduada em trabalho e processo do trabalho. Todas essas conquistas só puderam ser realizadas por causa dos incentivos, bolsas de estudo e investimentos que a empresa me proporcionou. Me dando qualidade, oportunidade, me capacitando e permitindo que eu conseguisse conciliar o trabalho com os estudos. Este ano começo um curso de inglês”, elenca Ana.
Ela conta que o McDonald’s valoriza as mulheres da empresa em todos os sentidos, no amparo da gestante, com o programa Laços Dourados, que cuida da mãe e do bebê, abraça as mulheres que já têm filho e buscam emprego no restaurante e ainda cobre a funcionária e toda a família com plano de saúde. Com a carteirinha da OAB em mãos, ela montou seu escritório, construiu sua marca própria, tem pessoas que trabalham para ela e continua como líder no McDonald’s. “Sigo aqui até hoje e não tenho expectativa de sair, pois o investimento que a empresa faz na nossa vida é muito grande”, finaliza.
“Temos muito orgulho de reconhecer o potencial de cada colaboradora mulher que está conosco e por isso, a promoção da equidade de gênero e a valorização feminina é e continuará sendo uma de nossas pautas prioritárias. É desta forma que construímos uma cultura empresarial mais inclusiva e, consequentemente, mais forte e resiliente”, diz Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
Inclusão
Outro exemplo é a história da paraibana Alessandra Nascimento Silva. Com 52 anos, é um exemplo de mulher batalhadora, que lutou para superar os desafios e hoje é inspiração para outras pessoas. Atendente do McDonald’s Drive-Thru de Campina Grande (PB) há um ano e cinco meses, Alessandra tem poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, e ficou um tempo sem andar quando criança, mas nunca desistiu dos seus sonhos. Hoje, é mãe e formada em Biologia, porém, seus desafios ao longo da vida foram muitos. Alessandra perdeu um dos filhos gêmeos, Lucas, ainda pequeno e enfrentou dificuldades para criar Matheus sozinha, sendo mãe solo. Passou anos procurando emprego, mas por conta da sua deficiência, teve dificuldades de se inserir no mercado de trabalho.
Uma amiga indicou a vaga para pessoas com deficiência no McDonald’s e ela fez a inscrição, mesmo achando que não seria chamada devido a sua idade e por achar que não se encaixaria em um ambiente com predominância de jovens na primeira oportunidade de emprego. Mas, para sua surpresa, foi chamada e está muito realizada com seu novo trabalho. “Está sendo incrível trabalhar com jovens. Me sinto muito acolhida por todos, eles me respeitam, me sinto muito bem cuidada e amada. Não me limito a nenhuma área como Atendente. Todos têm paciência comigo, me treinam e, honestamente, estou gostando muito de trabalhar aqui”, conta.
Tendo como sua frase motivacional: “Nunca desistir, sempre tentar”, Alessandra conseguiu superar muitos desafios. Hoje é exemplo para muitas outras mulheres que trabalham e convivem com ela no dia a dia. “Me sinto muito feliz e lisonjeada por saber que minha história serve de motivação para outras pessoas. É muito bom também a troca de conhecimentos. Estou disposta a continuar aprendendo e aproveitar as oportunidades de crescimento,” conclui.
Reconhecer e valorizar trajetórias como essa, reforçando o potencial das mulheres, é um dos objetivos da Receita do Futuro, estratégia ESG da Arcos Dorados que guia a atuação socioambiental da companhia, incluindo o cuidado e o desenvolvimento de suas pessoas.
Outras iniciativas
A Arcos Dorados oferece programas de Saúde e Bem-Estar para que todas as pessoas se sintam acolhidas e seguras. Exemplo disto é o Laços Dourados, iniciativa lançada em 2017, que visa oferecer suporte às mães, sejam elas colaboradoras da companhia ou dependentes, em todo o período gestacional e melhorar a qualidade de vida delas e do recém-nascido. Já em 2021 foi criado o Passinhos Dourados, programa próprio de puericultura focado no primeiro ano de vida dos bebês. A partir do nascimento, até completar 12 meses de idade, as famílias recebem contatos periódicos da equipe do programa com diversas orientações preventivas e corretivas multidisciplinares sobre amamentação, banhos, cólicas, engasgos, coto umbilical, além de dicas sobre a importância da amamentação e do cumprimento do calendário vacinal conforme orientação dos médios e do Ministério da Saúde.
Outro exemplo é o programa McAmigo, que disponibiliza uma linha anônima para que todos os colaboradores da companhia possam consultar especialistas de diversas áreas, como atendimento psicológico e jurídico, para receber apoio nos momentos em que mais precisam.
Para saber mais, acesse https://receitadofuturo.com.br.
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