Quem achou que a Operação Calvário estaria em vias de inanição, tendo em vista a letargia, isso para não dizer outra coisa, com que as ações caminham na esfera estadual, inclusive com o inusitado episódio em que nove juízes declinaram-se suspeitos ou impedidos de julgar uma delas, pode tirar o cavalo da chuva. É que Operação Terceira Estação deflagrada nesta quarta-feira (8), em João Pessoa e Taquaritinga/SP, tendo entre os seus alvos o ex-secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, que integrou a segunda gestão do ex-governador Ricardo Coutinho, foi apenas a primeira de uma força tarefa criada no âmbito da esfera federal.
A nova força tarefa é integrada pela Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral da União (CGU), e tem como, digamos, matéria prima todo o conjunto documental, taquigráfico e telemáticos, icnluindo áudio e vídeo, do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), que também participa do esforço dessas autoridades em recuperar, no todo ou em parte, o dinheiro que foi drenado dos cofres públicos paraibanos para a corrupção.
Trata-se, portanto, de uma fase muito mais ampliada da Operação Calvário e que tem como alvo outras áreas,a exemplo da educação. É possível que os paraibanos acompanhem uma megaoperação no próximos dias, com direito a prisão de figurões da cena política estadual.
O detalhe é que essa força tarefa está debruçada sobre os recursos federais que foram parar no bolso de gente muito sabida e viva demais.
Enquanto as novas fases da Calvário não são deflagradas, o fato é que a Operação Terceira Estação e que foi desencadeada, hoje, apura a prática de crimes relacionados à fraude na contratação, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro na aquisição de mobiliário escolar pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. A contratação ocorreu no ano de 2017 e o prejuízo estimado é superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).
O nome da operação remete à Via Sacra, representada por 14 (quatorze) estações que reproduzem o trajeto percorrido por Jesus Cristo até o Monte Calvário. A Terceira Estação representa a primeira queda de Jesus Cristo ao carregar a cruz, símbolo do pecado e da devassidão humana.
Pelo visto, enfim, o ano promete e muito para área política e policial da Paraíba.
Discussion about this post