O modelo educacional adotado pelas escolas públicas de João Pessoa está passando por uma ampla transformação, com inclusão da tecnologia no ensino e aprendizagem, adequando as escolas à era digital e usando as novas ferramentas para educação como estratégia de valorização e desenvolvimento da área. Os últimos investimentos feitos e anunciados pelo governo Cícero Lucena devem dar uma nova feição à educação pessoense.
São R$ 170 milhões em investimentos até aqui divulgados e os números falam por si, vejamos: 13 mil chromebooks para uso dos educadores e estudantes, em casa e na escola, 40 mil tablets com internet entregues aos alunos, reforma e modernização de 49 escolas, todas reequipadas com desktops, Chromebooks e Salas Google, isso sem esquecer da recém lançada iniciativa Code – Codificar para Desenvolver, que integrará o ensino de programação de computadores nas escolas do ensino fundamental do município de João Pessoa, para que seus estudantes possam aumentar sua competência digital como cidadãos e sejam preparados para novas demandas tecnológicas da sociedade e do mercado de trabalho.
E se levar a tecnologia para os processos educacionais é fator decisivo para uma transformação digital na educação, até para quem faz oposição, a partir de agora, com tanto investimento, fica muito difícil não reconhecer o trabalho que está sendo feito em João Pessoa. Aliás, numa comparação com o seu antecessor, o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), Cícero Lucena já pode dizer com toda a propriedade que sua gestão, de fato, está promovendo uma verdadeira transformação no modelo educacional da cidade, colocando-a em outro patamar, muito mais concectada aos novos tempos e verdadeiramente caminhando a passos largos para era digital.
Por outro lado, antes que alguém diga que não falei das flores, as mais importantes do jardim, os professores e professoras também estão sendo contemplados nesse esforço da gestão municipal em melhorar a educação na Capital. Primeiro passo para garantir uma educação de qualidade, a valorização do professor não foi esquecida por Cícero Lucena, que concedeu reajuste de 33,4% no piso dos professores da rede municipal.
A rede de parcerias montada com as nossas principais instituições de ensino superior é outro diferencial desse trabalho que começa a chamar atenção em João Pessoa. Os frutos serão colhidos no futuro, com jovens cada vez mais preparados chegando aos ensinos médio, profissionalizante e universitário, mas já é possível apontar, pelo conjunto da obra, que o prefeito Cícero Lucena já conta com um ótimo discurso contra seus principais opositores, a começar por seu antecessor, a quem poderá dizer em alto e bom som que a educação da Capital saiu da era jurássica para digital.
Discussion about this post