Desde as primeiras horas desta segunda-feira (17), que os manifestantes do Movimento dos Sem Terras (MST), estão realizando uma marcha em protesto a favor da reforma agrária em vários pontos de João Pessoa. Conforme apurou, após uma pausa para descanso na praça da Independência, aproximadamente 600 manifestantes seguem em direção à sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizado no bairro Pedro Gondim.
Em fala concedida ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, a líder do movimento aqui na Paraíba, Dilei Aparecida, afirmou que já foram 22 quilômetros de caminhada desde ontem, quando deu início a marcha em Mata Redonda, no município de Alhandra. “Esse país ainda não construiu a luta pela democratização da terra. Só a reforma agrária ainda é a grande solução de combate a fome e de geração de emprego. Por isso hoje nós estamos fazendo marcha em Comemoração da volta do Incra. É dia de comemorar a nossa conquista.”
Conforme apurou, os manifestantes realizam essa marcha em alusão ao mês “Abril Vermelho”, com mobilizações que marcam a luta pela Reforma Agrária Popular. Em João Pessoa, o movimento teve como concentração a rodovia BR-230, em seguida, os manifestantes seguiram pela Avenida Cruz das Armas, em direção ao Parque Sólon de Lucena, no centro da cidade.
Abril Vermelho
O Abril Vermelho, é o mês de mobilização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em defesa da reforma agrária e em memória aos 27 anos do Massacre de Eldorado do Carajás, começou, na prática, no dia 3 de abril, onde cerca de 250 famílias ocuparam uma área do Engenho Cumbe, na cidade de Timbaúba (PE).
Clickpb
Discussion about this post