A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), por meio do setor de Profissionalização, Trabalho e Previdência, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, iniciou mais um curso profissionalizante voltado para o mercado de confeitaria e confecção de doces e salgados. O curso terá 280 horas/aula e está sendo ministrado para duas adolescentes que cumprem medidas judiciais no Centro de Atendimento Socioeducativo Rita Gadelha.
A grade curricular do curso inclui: Introdução a Gastronomia; Empreendedorismo; Saúde e Segurança no Trabalho; Boas Práticas na Manipulação e Produção dos Alimentos; Técnicas de Confeitaria; Técnicas de Salgateria; e Técnicas de Docinhos Festivos. As aulas do curso iniciaram na última terça-feira (11), com aulas ministradas pelo professor José Helcimar de Freitas Paiva Jr., por meio da parceria entre a Fundação e a Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha, duas vezes por semana.
Para o presidente da Fundac, Flavio Moreira, o curso de confeitaria tem sido uma boa opção de profissionalização para os adolescentes e jovens que cumprem medidas de internação na Fundac. “Além da ótima aceitação do curso no âmbito da socioeducação, a amplitude do mercado de trabalho no ramo da confeitaria, facilita a reinserção social do socioeducando após o cumprimento da medida.”, comentou.
É critério exigido para este curso ter concluído a Educação Básica ou estar matriculada e assistindo aulas regularmente na unidade socioeducativa, além de ter conhecimentos básicos em leitura e matematica básica (soma, subtração, divisão e multiplicação).
Perfil – O profissional em produção de confeitaria, doces e salgados é capaz de gerenciar a produção, venda e gestão do seu próprio negócio, assim como também ter habilidades para lidar diretamente com o público de forma a fidelizar sua clientela e manter seu negócio de maneira estável e rentável.
Discussion about this post