Pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (19), mostra que, para 55% dos brasileiros, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem conseguido fazer aquilo que prometeu durante a campanha presidencial.
Por outro lado, 35% dos entrevistados avaliam que o governo tem entregado aquilo que prometeu, enquanto 9% não sabem ou não responderam.
Quando o questionamento é avaliado pelos sexos dos entrevistados, as mulheres se mostram mais satisfeitas com o governo do que os homens, sendo que 40% delas avaliam que o governo tem entregue o que prometeu. Entre os homens, esse número cai para 30%.
Já na avaliação negativa, os homens lideram, com 60% dos entrevistados dizendo que Lula não está entregando o que prometeu. Entre as mulheres, 51% pensam que o governo não tem entregue.
Com relação à renda familiar, a avaliação positiva do governo é maior entre aquelas que recebem até dois salários mínimos, com 42%. No entanto, na mesma faixa de renda, 48% consideram que Lula não tem conseguido fazer o que prometeu.
Entre aqueles que ganham mais de dois a cinco salários mínimos, 58% consideram que Lula não tem conseguido fazer aquilo que prometeu, enquanto 32% responderam que o governo tem entregue.
E para aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos, o porcentual pessimista é maior, 62% dizem que Lula não tem conseguido fazer suas promessas, enquanto 31% reconhecem entregas por parte do governo.
Para quem votou em Lula no segundo turno, 64% dizem que o presidente tem cumprido suas promessas, enquanto 26% dizem que não. Por outro lado, entre os eleitores que votaram em Jair Bolsonaro (PL), 84% dizem que Lula não está conseguindo fazer aquilo que prometeu. Neste grupo, apenas 9% responderam que o presidente está conseguindo.
Dos que votaram branco, nulo ou não foi votar, 57% avaliam que Lula não tem conseguido realizar as promessas e 32% responderam que ele tem conseguido.
A pesquisa realizou 2.015 entrevistas, entre os dias 13 a 16 de abril, com eleitores de 16 anos ou mais. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas face-a-face por meio da aplicação de questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 2.2 pontos percentuais.
CNN Brasil
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