O tabelião Danilo Borinato considerou crucial a importância da correição pela qual o 8º Tabelionato de Notas de Campina Grande (Cartório da Prata) e do qual é titular, passou recentemente. “O que não é medido não pode ser gerenciado”, afirmou. Para ele, o ato rotineiro lhes proporciona buscar sempre evoluir e aprimorar, como nesta última, onde identificou alguns pontos que podem ser melhorados.
“Nos faz parar alguns dias para verificar como a máquina está funcionando e, assim, identificar como podemos melhorar nossos serviços e nossas estruturas. Já temos alguns pontos que estamos pensando e, com certeza, o usuário do nosso serviço gostará”, vaticinou.
Ao final, tudo foi redigido em uma ata decorrente de processo correicional, na qual não constou nenhuma providência a ser tomada nem foi lançado um “provimento” que é a “determinação de fazer algo”, seja por exemplo, regularizar um livro, retificar lançamentos financeiros, adequar a estrutura da serventia e ofertar melhores instalações.
Elogios à adequação à LGPD
Danilo destacou que o sistema de ouvidoria, sugestões e reclamações foi bastante enaltecido e, em virtude disso, está desenvolvendo novas ferramentas para facilitar a comunicação do usuário da Serventia para com aqueles que fazem a gestão da mesma.
Ele considerou o saldo bastante positivo, principalmente no que concerne aos elogios feitos à estrutura do Cartório, à conservação do acervo, total adequação a LGPD e ainda com a constatação da digitalização de 100% do nosso acervo.
“O Cartório que assumi em 20 de junho de 2022 já passou nestes exatos 10 meses, por outras duas correições, sendo essa a terceira. Nas duas últimas correições só tivemos provimentos (determinações) lançados no que tange a fazer constar o número do selo emitido em alguns atos no Livro Diário Auxiliar. Isso se deu devido a uma inconsistência do sistema que utilizamos na nossa serventia”, esclareceu.
De pronto, as retificações foram atendidas, visto que era apenas a correção de alguns dias em um só determinado mês, o que o faz confiar que, nesta última correição, nenhum provimento seja lançado.
Total conformidade
“Trabalhamos duro para que nossa Serventia trabalhe em total conformidade com o previsto na nossa legislação e no nosso Código de Normas Extrajudiciais. Um dos resultados é o fato de essa última correição ter durado só parte da manhã. Tanto o Cartório estava bem, que tudo evoluiu de forma rápida e recebemos a respectiva ata sem que tivéssemos nenhum provimento”, concluiu.
O ato foi realizado pelo juiz-corregedor. Leonardo Oliveira e pelos servidores Milton e Marcelo.
Em que consiste a correição
Nela, são analisado todos os livros, escritura, procurações, envio de informações aos órgãos governamentais, centrais de dados geridas pelo CNJ, completa adequação do Tabelionato à LGPD, verificação da estrutura do Cartório, sistema de emissão de recibos, equipamentos de informática, correta conservação do acervo, digitalização dos livros, informações evidentes e de fácil acesso aos clientes, tais como tabela de emolumentos, quadro de funcionários, forma de se dirigir ao Juízo Corregedor Permanente (que os controla e tem a responsabilidade de aplicar sanções e determinações para melhor adequação do serviço ao usuário, etc). É analisado também se os equipamentos e servidores estão de acordo com o movimento da serventia.
Elogios à adequação à LGPD
Danilo destacou que o sistema de ouvidoria, sugestões e reclamações foi bastante enaltecido e, em virtude disso, está desenvolvendo novas ferramentas para facilitar a comunicação do usuário da Serventia para com aqueles que fazem a gestão da mesma.
Ele considerou o saldo bastante positivo, principalmente no que concerne aos elogios feitos à estrutura do Cartório, à conservação do acervo, total adequação a LGPD e ainda com a constatação da digitalização de 100% do nosso acervo.
“O Cartório que assumi em 20 de junho de 2022 já passou nestes exatos 10 meses, por outras duas correições, sendo essa a terceira. Nas duas últimas correições só tivemos provimentos (determinações) lançados no que tange a fazer constar o número do selo emitido em alguns atos no Livro Diário Auxiliar. Isso se deu devido a uma inconsistência do sistema que utilizamos na nossa serventia”, esclareceu.
De pronto, as retificações foram atendidas, visto que era apenas a correção de alguns dias em um só determinado mês, o que o faz confiar que, nesta última correição, nenhum provimento seja lançado.
Total conformidade
“Trabalhamos duro para que nossa Serventia trabalhe em total conformidade com o previsto na nossa legislação e no nosso Código de Normas Extrajudiciais. Um dos resultados é o fato de essa última correição ter durado só parte da manhã. Tanto o Cartório estava bem, que tudo evoluiu de forma rápida e recebemos a respectiva ata sem que tivéssemos nenhum provimento”, concluiu.
O ato foi realizado pelo juiz-corregedor. Leonardo Oliveira e pelos servidores Milton e Marcelo.
Em que consiste a correição
Nela, são analisado todos os livros, escritura, procurações, envio de informações aos órgãos governamentais, centrais de dados geridas pelo CNJ, completa adequação do Tabelionato à LGPD, verificação da estrutura do Cartório, sistema de emissão de recibos, equipamentos de informática, correta conservação do acervo, digitalização dos livros, informações evidentes e de fácil acesso aos clientes, tais como tabela de emolumentos, quadro de funcionários, forma de se dirigir ao Juízo Corregedor Permanente (que os controla e tem a responsabilidade de aplicar sanções e determinações para melhor adequação do serviço ao usuário, etc). É analisado também se os equipamentos e servidores estão de acordo com o movimento da serventia.
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