A Caravana do Cuidar foi recebida, nesta sexta-feira (12), pelos moradores da comunidade Aratu, no bairro Mangabeira VIII. Os moradores puderam aproveitar os serviços de assistência social, saúde, empregabilidade e direito do consumidor, além da presença da defensoria pública realizando atendimentos e orientando os moradores sobre os seus direitos. Ao todo, foram realizados 362 atendimentos.
A coordenadora do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), Raíssa Palitot, propôs uma roda de conversa para orientar e tirar dúvidas das mulheres que estavam no local. “Estamos aqui hoje com o núcleo de cidadania e direitos humanos, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado, promovendo uma roda de conversa para apresentar nossos serviços, para que as mulheres saibam onde elas podem pedir ajuda em caso de violência de gênero”, afirmou.
O Núcleo Especial dispõe de 15 profissionais de psicologia capacitados para atender tanto as mulheres que chegam para o primeiro atendimento na defensoria pública, como aquelas mulheres que precisam de um acompanhamento. Neste caso são oferecidas sessões de terapia, cada uma com 50 minutos, além da parceria com a Prefeitura de João Pessoa para o tratamento especializado com psiquiatras que atuam nas policlínicas.
Outro atendimento voltado para os moradores da comunidade foi o planejamento familiar promovido pela equipe do Instituto Cândida Vargas. Com orientações sobre métodos contraceptivos, com entrega de preservativos, e encaminhamento para procedimentos cirúrgicos de laqueadura e vasectomia.
Uma das mulheres atendidas foi a Josineide Maria, que é casada e mãe de três filhos, e foi até a Caravana do Cuidar para saber mais sobre o planejamento familiar. “As médicas me explicaram como é o procedimento da laqueadura e quais documentos devo levar para dar encaminhamento ao meu procedimento. A Caravana foi muito positiva, porque eu trabalho e fica complicado de tirar um dia para ir atrás desses serviços”, explicou.
Atendimentos – Dos 362 atendimentos realizados na Caravana do Cuidar, foram registrados 12 encaminhamentos pela Cândida Vargas; 37 vacinas contra Covid-19 e 22 vacinas de rotina aplicadas; 20 testes rápidos de Covid-19; 03 atendimentos da fonoaudióloga; 08 de auriculoterapia; 15 atendimentos do Odontomóvel; 10 da nutricionista; 45 atendimentos médicos; 20 testes rápidos de glicemia; 30 aferições de pressão arterial; 10 atendimentos do Cras da região; 70 atendimentos do CadÚnico; 05 no Procon-JP; 34 registros na Ouvidoria; 13 cadastros no Programa Acessuas Trabalho e 08 no programa Criança Feliz.
Discussion about this post