Como parte do Projeto ‘Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV), do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que tem como parceira a Prefeitura de João Pessoa, foi realizada, nesta quinta-feira (11), uma reunião de avaliação e planejamento das novas estratégias e metas para melhoria dos índices de imunização na Capital.
Na reunião, foram avaliados os objetivos e metas já alcançados, e discutida uma nova frente de mobilização e articulação com novos parceiros para buscar resultados mais significativos envolvendo entidades, instituições acadêmicas e, principalmente, promovendo adesão e envolvimento mais amplo da sociedade nas ações preventivas de vacinação, de maneira especial, por meio da informação.
“Quando falamos de prevenção por meio da vacinação, o cenário de hoje não é satisfatório. Em João Pessoa, a Prefeitura tem atuado de forma significativa promovendo ação com ampla duração, com até 24 horas de duração, e conscientizando a população sobre os riscos da não vacinação. Porém, a população não tem correspondido esse chamamento”, disse Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização do Município.
O coordenador completou: “Infelizmente, não é algo pontual. Temos observado isso em outras regiões do Brasil. Vamos continuar atuantes nas ações preventivas e trabalhar contra as fake news e a desinformação. Com os parceiros do projeto, a intenção é construir informações precisas e de conscientização para alcançarmos índices satisfatórios de imunização na população.”
O objetivo do projeto é apoiar o Programa Nacional de Imunização com ações estratégicas e foco na vacinação para atingir as metas ideais de cobertura vacinal, promovendo a articulação com parceiros e consolidando e ampliando redes colaborativas nos territórios.
“Nesses últimos encaminhamentos e diretrizes, uma das projeções e intenção discutidas é envolver ainda mais os integrantes do ‘Jovens Repórteres’, que atuam levando informações com a temática preventiva em saúde pública para dentro das comunidades, juntamente com a Central Única das Favelas. Vamos ampliar esse eixo, potencializando e agregando o movimento pró-vacina com produção de conteúdo, promoção à saúde, união entre diversos setores e conscientização da comunidade sobre a importância da vacinação para todos os públicos”, frisou o coordenador.
Meta ultrapassada – Em 2022, os profissionais de saúde de João Pessoa participaram de uma capacitação pela reconquista das altas coberturas vacinais, ministrada pelo Instituto Bio-Manguinhos/Fiocruz, que foi incentivador e mobilizador para os resultados na última Campanha de Vacinação contra Poliomielite. João Pessoa foi a primeira e única capital do Brasil a alcançar e ultrapassar a meta de prevenção determinada pelo Ministério da Saúde (MS) de cobertura vacinal com 95,7% de crianças imunizadas.
Projeto – Desde setembro 2021, o PRCV vem atuando nos estados do Amapá e da Paraíba, tendo contribuído para que estes estados fossem os primeiros da federação a alcançar a meta de 95% de crianças vacinadas na Campanha Nacional contra a Poliomielite. O grande diferencial do projeto é a construção de um Pacto Social pela Vacinação, tendo como protagonistas os estados e municípios e contando com a mobilização de redes locais de apoio compostas pelo poder público, universidades, movimentos sociais e organizações representantes da sociedade civil.
Para mais informações sobre o Projeto ‘Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais’, acesse o link.
Discussion about this post