O dia 18 de maio é lembrado nacionalmente pela mobilização nacional para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Em João Pessoa, a Prefeitura em parceria com a sociedade civil e redes de proteção voltadas para este público realizaram evento na Praça Soares Madruga, no Valentina, na manhã desta quinta-feira (18).
O prefeito Cícero Lucena esteve no evento, reforçou a importância da data e o trabalho que a gestão municipal vem fazendo em diversas áreas, principalmente na sensibilização da sociedade. “Temos um compromisso muito sério na proteção das crianças. Nossa gestão vem trabalhando para que esse tipo de crime seja combatido com conhecimento sobre o assunto e, principalmente, realizando ações que visam sensibilizar a população para que denuncie o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, completou.
Durante o evento, a população teve acesso a informações, apresentações artísticas realizadas pelos alunos da Rede Municipal de Ensino com grupos de percussão, cordel e peça teatral com a temática do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes para mobilizar quem passou pelo local, com ferramentas educativas. Também foram disponibilizados serviços da Secretaria de Saúde (SMS) com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e atualização da carteira de vacinas; além de instituições que trabalham com a defesa do direito de crianças e adolescentes, com abordagens e falas educativas e de reflexão sobre o tema.
Irene Marinheiro, representante da Rede de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Redexi), que atua em âmbito estadual, destacou a parceria entre o Município e a rede de proteção estadual. “Foi muito boa essa parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a Redexi, pois contribuiu para que os poderes públicos estejam presentes nessa luta que é de toda sociedade em defesa de nossas crianças e adolescentes, porque sabemos que o abuso e a exploração sexual é um crime hediondo, que marca profundamente o corpo e a mente de uma criança que é vítima de uma violência, principalmente do abuso que, em sua grande maioria, é praticado por alguém de confiança”, reforçou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Norma Gouveia, lembrou que a data é de luta na proteção de crianças e adolescentes. “Hoje é um dia muito importante para todos nós que estamos aqui, principalmente para crianças e adolescentes que têm da Prefeitura a garantia da proteção integral. Nosso dia hoje não é uma festa, é um dia de marcar toda nossa luta e nossa necessidade em permanecer enfrentando e combatendo essa violência contra elas”, ressaltou.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha, falou sobre os serviços de proteção que a Prefeitura tem disponível. “Hoje é um dia muito importante e a gestão municipal tem várias ferramentas e equipamentos como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), o Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes), que acompanha a população em situação de rua e quando necessário aciona o Conselho Tutelar. Temos também o Disque 156, serviço municipal que recebe denúncias de violações de direitos e também aciona a rede de proteção para que proteja essas crianças e adolescentes”, finalizou.
Programação – Na próxima terça-feira (23), acontece no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ-UFPB) o evento “Roda de Diálogo sobre abordagens na Comunicação para ajudar no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, com inscrições abertas e gratuitas através do link: https://bit.ly/RodaDeDialogo, voltado para profissionais e estudantes de Comunicação e de Direito com a presnça de juristas e autoridades municipais e diversos atores do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes.
O encerramento das ações será dia 26, na orla de João Pessoa, com distribuição de panfletos e abordagens à população para sensibilização sobre o combate à exploração e abuso de crianças e adolescentes. A programação também fortalece o selo do programa ‘Prefeito Amigo da Criança’, criado pela Fundação Abrinq.
As ações estão sendo desenvolvidas em conjunto pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Educação e Cultura (Sedec), Secretaria Executiva da Participação Popular
(SEPP), Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur), Secretaria de Comunicação Social (Secom), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselhos Tutelares e Redes de Proteção.
Discussion about this post