Uma enxurrada de críticas que chegou a marca de *83% de menções negativas* sobre o tema só no dia de hoje. Este é o saldo (até agora) da visita do presidente da Venezuela, *Nicolás Maduro*, ao Brasil, ao menos no *meio digital*.
Os dados analisados são referentes a mais de *4 milhões de postagens e comentários* nas redes *Facebook, Instagram e Twitter*.
Com certeza, esta não é a narrativa mais favorável ao *governo brasileiro* – que agora consegue desagradar gregos e troianos numa jogada só.
É como *eu costumo dizer*: não existe milagre na comunicação digital, mas você precisa saber falar com o desejo das pessoas que estão conectadas do outro lado.
E é bom lembrar também que, quando falamos no *digital*, falamos para diversas *audiências*, não só para aqueles que nos seguem. Por isso, a *comunicação* deve olhar para além da política partidária. Porém, não é isso que temos visto.
Além disso, se o *governo já* vinha sofrendo com a falta de aprovação em algumas pautas, agora, com críticas explícitas dos *líderes da *América do Sul*, a situação fica mais complicada.
*Os presidentes* do Uruguai e do Chile, por exemplo, foram enfáticos ao criticar o que chamaram de “vista grossa” e “tapar o sol com o dedo” para as violações de direitos humanos na *Venezuela*.
Por outro lado, as polêmicas levantadas com a visita de *Maduro* surgem num momento em que a própria comunicação do governo recebe *críticas*, o que dificulta ainda mais um reposicionamento ágil e efetivo no combate às *menções negativas.*
Ou seja, a visita do *presidente venezuelano* teve um impacto *desastroso* para a imagem *digital do governo* e do presidente Lula, que não chegou nem aos seis meses de mandato.
Por isso eu *deixo um questionamento para você 😉:*
Vale o risco?
O governo parece estar errado, mas temos que lembrar que a Venezuela é um barril de petróleo. 😉
Por Alek Maracajá
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