O estado da Paraíba fechou o mês de abril com o saldo de 971 empregos criados a partir da atuação dos pequenos negócios em seu território. O indicativo consta no levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), disponibilizado pelo Ministério da Economia. O resultado repetiu a mesma tendência positiva observada nos meses de fevereiro e março, quando as micro e pequenas empresas (MPE) lideraram a geração de novos postos de trabalho.
Conforme os dados, as MPE foram responsáveis por 971 novas oportunidades de mercado no período, enquanto as Médias e Grandes Empresas (MGE) apresentaram redução de 3.904 postos, seguido das contratações por CPF (-244) e administração pública (-9). Ainda de acordo com o levantamento, o setor de serviços foi o que impulsionou a geração de novas oportunidades nos pequenos negócios em de abril, com destaque para 629 vagas, seguido da construção civil (257), comércio (180) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (14).
“Historicamente, o mês de abril impulsiona o saldo de contratações no setor de serviços. É neste setor que está ancorada a cadeia de logística de distribuição. Desde a grande rede de delivery próprio dos pequenos negócios à gigantesca massa de distribuidoras que abastece o comércio eletrônico que cresceu para todos os segmentos. A Paraíba é privilegiada por sua localização geográfica estratégica e isso favorece a chegada de novos empreendimentos de serviços de logística que atendem a toda a região”, disse Ivani Costa, gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB.
Dados gerais
Com relação ao saldo acumulado entre os meses de janeiro e abril, os empregos criados pela atuação das MPE, no território paraibano, somam 1.750 vagas. Pelo terceiro mês consultivo os pequenos negócios fecharam o período com resultado positivo na geração de postos de trabalho, considerando os dados de fevereiro (661) e março (1.702).
Discussion about this post