Profissionais da área de enfermagem prometem ocupar as ruas centrais de João Pessoa nesta quinta (15), para protestar contra o não pagamento do piso da categoria.
A ideia da categoria é realizar a “1ª Marcha da Enfermagem de João Pessoa e Região”, com o objetivo de “pressionar o governo federal a liberar os recursos suficientes para o pagamento do piso nacional da categoria, aprovado pelo Congresso Nacional”.
Segundo Fábio Patterson, presidente do Satenf (Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Serviço Público da Paraíba), a categoria vive um momento de incerteza, com prefeitos e governadores alegando falta de recursos para pagar o piso.
Lembro o sindicalista, que, apesar dos cálculos realizados para a efetivação do pagamento, o governo federal ainda enviou os recursos necessários: “Sem isso, os Estados e Municípios não terão como honrar o pagamento do piso no País.”
De acordo com Clisten Corgellys, vice-presidente do Sintep (Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba), o piso da enfermagem é digno, sem a enfermagem não existe SUS e não existe saúde. A enfermagem é protagonista.”
Discussion about this post