Para celebrar a data, Simône Lira, psicóloga destaca a atuação profissional no acolhimento às pessoas enlutadas
Celebrado em 27 de agosto, o Dia do Psicólogo reconhece e valoriza o trabalho desempenhado por esses profissionais na sociedade. A data também é uma oportunidade para discutir a importância do trabalho de apoio às pessoas que enfrentam a jornada do luto.
Nos últimos anos, observa-se um crescente reconhecimento da necessidade de apoio psicológico nos cemitérios e funerárias, de acordo com Simône Lira, psicóloga especialista em luto no Morada da Paz. Os profissionais de psicologia trabalham em colaboração com as equipes de atendimento, oferecendo suporte emocional às famílias durante o processo de despedida, tornando a experiência mais humanizada e acolhedora.
“Essa é uma área relativamente nova, porém de grande importância. Os psicólogos que atuam em cemitérios e funerárias desempenham um papel essencial ao proporcionar um ambiente seguro para que as pessoas expressem suas emoções e encontrem consolo em meio à dor da perda”, destaca a psicóloga.
O luto é uma experiência universal. Assim, em algum momento da vida, todos enfrentarão ou já enfrentaram a perda de um ente querido. Simône enfatiza que o apoio emocional nesse momento pode ser fundamental para a saúde emocional. Nesse sentido, o Morada da Paz oferece também suporte psicológico às famílias enlutadas por meio dos projetos como o grupo de escuta Chá da Saudade e a plataforma de conteúdos multimídia Morada do Cuidado, auxiliando e orientando as pessoas na vivência do luto.
Reconhecimento Internacional
Em 2023, o cemitério, crematório e funerária Morada da Paz, marca pertencente ao Grupo Morada, recebeu pela sétima vez consecutiva o prêmio Pursuit of Excellence Award. Conferido pela National Funeral Directors Association (NFDA), maior associação de serviços funerários do mundo, a premiação reconhece a excelência nos serviços funerários que a empresa realiza no Nordeste.
A novidade deste ano é que, além do prêmio, o Morada da Paz também recebeu uma Menção Honrosa, que avalia programas que promovem um impacto social positivo nas pessoas atendidas, para a plataforma Morada do Cuidado (www.moradadocuidado.com.br), um espaço idealizado para oferecer apoio especializado em luto para todos aqueles que estão nessa jornada.
Discussion about this post