A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do estado em João Pessoa, deu início, nessa quinta-feira (31), ao projeto “Clube da Gestante”. A iniciativa beneficia pacientes que realizam acompanhamento pré-natal no ambulatório de alto risco da unidade e prevê um encontro mensal, sempre na última quinta-feira do mês. Além de atividades com profissionais de saúde, também é oferecida uma sessão de fotos para as futuras mamães.
A coordenadora do ambulatório da Maternidade Frei Damião, Heliane Medeiros, conta que o “Clube da Gestante” tem o objetivo de acolher as pacientes com algo além da assistência em saúde. “Entendendo que a gestação é um momento de cuidados, esse projeto chega para dar mais tranquilidade e confiança. Vamos realizar, mensalmente, uma roda de conversa entre as gestantes e enfermeiras, ginástica laboral orientada pelos profissionais da Fisioterapia, acolhimento com doula e também a sessão de fotos. As imagens serão entregues para as pacientes nos próximos atendimentos, são uma lembrança nossa para as mães que passam pelo serviço”.
Uma das participantes da ação dessa quinta-feira foi Karem de Andrade, de 31 anos, que realiza o pré-natal na unidade. Com 27 semanas de gestação, ela garante que a iniciativa a ajudou a perder algumas inseguranças. “Tive o prazer de conhecer essa instituição e aqui fui muito bem recebida. Estou muito satisfeita também pela iniciativa do projeto, e me senti à vontade para participar, me desprendi de alguns medos. Com o projeto, a gente aprende a se sentir mais confiante, mais leve e mais segura. Estou feliz por ter escolhido essa instituição para acompanhar minha gestação e realizar meu parto. Gratidão a todos que fazem parte da Frei Damião”.
A Maternidade Frei Damião é detentora do Selo Hospital Amigo da Criança e oferece atendimento especializado para gestantes e parturientes, com assistência humanizada, individualizada e voltada para as boas práticas de nascimento. O Clube da Gestante é mais um projeto realizado em equipe para aprimorar o cuidado e foi desenvolvido com a dedicação de profissionais que defendem um cuidado prolongado e generoso para os pacientes do SUS.
Discussion about this post