O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que os militares se apoderaram do 7 de Setembro por 23 anos, durante a ditadura militar, e que, agora, o governo quer transformar a comemoração em motivo de celebração para todos os brasileiros.
“O que aconteceu no Brasil é que como nós tivemos, durante 23 anos, o regime autoritário, e na verdade é que os militares se apoderaram do 7 de setembro, deixou de ser uma coisa da sociedade como um todo. O que nós estamos querendo fazer agora, com a participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, é voltar a fazer um 7 de Setembro de todos“, disse Lula durante live pelas redes sociais.
Para o petista, o 7 de setembro “é uma festa importante, que [celebra o fato de que] o Brasil conquistou soberania diante do país colonizador.”
“Eu sempre gostei do 7 de Setembro, eu acho que é uma data importante para nós, para a nossa independência (…) O 7 de Setembro é o dia da gente comemorar a nossa autonomia diante da coroa, este foi o grande feito. Nós somos donos de nós mesmos“, disse Lula.
Discussion about this post