O governador João Azevêdo participou, nesta quinta-feira (28), no Centro de Convenções de João Pessoa, da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, cujo tema central é “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”. O encontro tem o objetivo de garantir espaço de debates nas três esferas de governo para a definição de estratégias visando o aprimoramento da política pública da Assistência Social com direito garantido constitucionalmente com financiamento público.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso de fortalecer as políticas públicas de inclusão e elencou diversos programas implantados no estado que se tornaram referência para o país. “Todos os segmentos têm recebido a atenção do nosso governo. Na área da segurança alimentar são mais de 1,3 milhão de refeições distribuídas por mês, com programas como o Tá na Mesa, implantamos o programa Paraíba que Acolhe, a Família Acolhedora, reajustamos o cartão alimentação, pagamos o abono natalino, aumentamos o número de Casas da Cidadania e esse é um momento de celebrar essas conquistas e de parabenizar todos os profissionais do Suas”, frisou.
A secretária de estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, afirmou que a Conferência Estadual da Assistência Social é um importante espaço para deliberação e fortalecimento da justiça social. “Todos os 222 municípios que fizeram suas conferências municipais estão presentes no evento para fazer essa discussão de forma estadualizada para levarmos as ideias aqui pactuadas à Brasília. A Paraíba é exemplo não só para outros estados do Nordeste, mas para outras regiões, o que demonstra o compromisso da gestão com as necessidades da população”, pontuou.
O secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, destacou o novo momento do país com a retomada das políticas públicas. “O nosso trabalho agora é tirar o Brasil da miséria, da fome, superar as desigualdades e para isso é fundamental o esforço coletivo e do restabelecimento do diálogo com os entes federados”, comentou.
A presidente do Conselho de Assistência Social, Francisca Fernandes, enfatizou a importância do evento para a definição das prioridades do segmento que serão levadas para a Conferência Nacional. “A Conferência Estadual de Assistência Social acontece a cada dois anos e sua realização é extremamente importante porque discute toda a política para o setor, a exemplo da importância do financiamento público. Temos um debate nacional sobre a PEC 383 que destina 1% para que a assistência social tenha esse financiamento público na Constituição Federal porque isso nos dará fôlego para podermos avançar nos serviços de Cras, de Creas, do Centro-Dia para toda a população que precisa desses serviços”, observou.
Na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece até esta sexta-feira (29), serão discutidos cinco eixos: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefício e transferência de renda, com a participação de delegados municipais eleitos nas Conferências Municipais de Assistência Social, além de delegados estaduais, equipe técnica do Ceas e da Sedh, convidados e usuários da Assistência Social. Os delegados eleitos na Conferência Estadual representarão a Paraíba na Conferência Nacional, prevista para acontecer de 5 a 8 de dezembro deste ano.
Discussion about this post