Os partidos do chamado campo progressista, democrático e popular – os mesmos que engrossaram as fileiras da campanha que levou Lula (PT) ao Palácio do Planalto pela terceira vez – começam a convergir na direção do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas). Não são apenas sinais, mas movimentos dos principais atores do processo e, de fato, o gestor pessoense já conta com o PSB do governador João Azevêdo, que deve continuar sendo seu principal parceiro na luta pela reeleição, além de PV, Solidariedade e PDT, agora sob o comando da ex-vive-governadora e primeira-dama da Capital, Lauremília Lucena.
Nos bastidores, a informação que circula é que o PCdoB deve ser a próxima sigla a firmar apoio a Cícero, deixando o Partido dos Trabalhadores isolado, isso em meio a movimentos internos contra a candidatura própria. Aliás, a pesquisa encomendada pelo partido e vazada na imprensa esta semana foi o sinal de alerta para os petistas de João Pessoa, que já não encondem a intenção de engossarem as fileiras do atual prefeito da Capital.
O presidente estadual do PT, Jackson Macedo, saiu de uma reunião com o governador João azevêdo e dirigentes partidários do PSB, PV e PC do B dizendo que o gestor estadual é a maior liderança da esquerda. Na prática, Macedo deu um recado à militância, deixando claro que João deve ser decisivo na tendência do partido, o que pode jogar o partido nos braços de Cícero, isso, claro, numa articulação com a executiva nacional.
Diante de tudo isso e considerando que o debate eleitoral de 2024 está apenas começando, muita coisa vai acontecer. É aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Discussion about this post