Primeira de uma série de ações conjuntas com os municípios paraibanos, o governo do estado, por meio da Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está firmando uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura de Patos (PMP), na Região do Sertão, com o objetivo de colocar em prática as políticas públicas voltadas à proteção, ao bem-estar e de redução da proliferação de animais (principalmente cães e gatos) abandonados e em situação de rua nas cidades paraibanas.
A parceria foi anunciada na manhã da quarta-feira (4), durante evento realizado na Praça Getúlio Vargas, em Patos, durante uma ação especial que celebrou o Dia Mundial dos Animais. A parceria entre estado e prefeitura também envolve o Abrigo Municipal de Animais de Patos.
“Estamos focados na castração, que é fundamental para eliminar os maus tratos e doenças. Além disso, vamos investir na educação, na conscientizando sobre a importância dos animais em nossas vidas”, anunciou durante o evento a gerente operacional de Políticas da Causa Animal, Fabíola Rezende.
“Nosso compromisso é, principalmente e num primeiro momento, com a castração e a conscientização”, completou Fabíola, ressaltando que os detalhes das parcerias a serem firmadas com as prefeituras serão conhecidos a partir desta sexta-feira (6), quando o governador João Azevêdo (PSB) irá anunciar, em evento alusivo ao aniversário de Campina Grande, entre outras ações, as políticas públicas a serem colocadas em prática pela administração estadual, por meio da Gerência Operacional da Causa Animal.
Além de Fabíola Rezende, o evento ocorrido em Patos na quarta-feira contou com a participação do secretário municipal da Saúde de Patos, Leônidas Medeiros; da coordenadora do Abrigo Municipal de Animais de Patos, Gabriele Mendes; do vice-prefeito Jacob Souto (Rede Sustentabilidade); além de voluntários da causa animal, estudantes da rede municipal de ensino e membros de universidades.
Durante a ação, foram oferecidos testes de leishmaniose, aplicação da vacina antirrábica e informações sobre a importância da castração de animais. O Projeto Adota Pet também apresentou cães e gatos disponíveis para adoção responsável. O secretário Leônidas Medeiros destacou a relevância do evento, afirmando: “Estamos aqui celebrando não apenas com festa, mas com ações concretas para melhorar a política de proteção animal em Patos, em uma parceria valiosa entre a prefeitura e o governo do estado”.
Gabriele Mendes, do Abrigo Municipal de Animais, agradeceu ao apoio da Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal: “A presença do governo do estado, do município de Patos e dos demais colaboradores mostra que estamos todos unidos por uma causa que beneficia nossa cidade”.
Discussion about this post