A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 7, o “Dia D” da Campanha de Multivacinação. Ao todo, serão 53 pontos de vacinação distribuídos pelos sete distritos sanitários da cidade, além do Parque da Criança, Partage Shopping, Terminal de Integração, Feira Central e Estação Cidadania, no bairro das Malvinas. A abertura oficial do dia D acontece no Parque da Criança.
A ação vai acontecer de 8h até 12h em alguns pontos; das 8h às 16h em outros locais e das 14h às 22h no Partage Shopping, somando 14 horas de mobilização pela vacinação.. A expectativa é de que até o final da campanha, em 14 de outubro, o Município consiga alcançar a meta de imunizar 95% do público-alvo, que são crianças e adolescentes abaixo de 15 anos de idade. Os pais e/ou responsáveis devem levar o Cartão de Vacinação das crianças.
Estarão disponibilizadas para a população de Campina Grande doses dos seguintes imunizantes: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite inativada, Poliomielite oral, Rotavírus, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), Tetraviral (SCRV – sarampo, caxumba e rubéola e varicela), DTP, Hepatite A, Varicela e Febre Amarela.
Na próxima semana, mesmo com o feriado, também haverá ação de imunização no Parque da Criança na quinta-feira, 12. Na sexta-feira, 13, também terá ponto de vacinação no Partage Shopping e no encerramento no sábado, 14, terá oferta das vacinas no Parque Linear do Dinamérica.
Coberturas – No primeiro quadrimestre de 2023, as taxas de cobertura vacinal de Campina Grande estavam em 58% para a vacina BCG, 34% para Rotavírus, 39% para Hepatite A, 29% para Febre Amarela, 39% da VIP, 39% para Pentavalente, 39% para Pneumocócica, 43% de Tríplice Viral e 39% para Meningocócica C.
Experiência – Campina Grande realizou um microplanejamento por meio das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ), do Ministério da Saúde para atingir as coberturas durante a campanha. O trabalho da imunização de Campina Grande foi destaque na semana passada na 25ª Jornada Nacional de Imunização e em julho deste ano, a Busca Ativa Vacinal (BAV) de Campina Grande, realizada com o UNICEF, foi eleita como a melhor experiência de imunização da Paraíba na Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.
O Programa Municipal de Imunização tem vários eixos de estruturação para atingir os objetivos da vacinação, como a capacitação dos profissionais, Agentes Comunitários de Saúde, a comunicação sobre o processo de imunização e a qualificação da estrutura da rede.
Discussion about this post