Ao longo dos seus 159 anos, Campina Grande vem conquistando espaços muito além do reconhecido destaque em tecnologia e inovação. Ela acumula o título de ’Cidade do Trabalho’. Pensando nesse segmento, o Sine Municipal desenvolve ações de qualificação dedicadas aos jovens que enfrentam obstáculos para se aperfeiçoar e se inserir no mercado de trabalho.
Com o objetivo de transformar a realidade desses jovens, além de abrir novas oportunidades, projetos como o Conecta Jovem, Projeto Jovem Aprendiz e Iniciando Carreira, diplomaram mais de 1000 jovens. Contando o total de alunos, nas 93 atividades de qualificação, foram 4.983 jovens e adultos qualificados para o mercado de trabalho.
Desde a criação do programa Qualifica Sine, em 2021, o Sine Municipal vem desenvolvendo atividades nas mais diversas áreas profissionalizantes, a exemplo de informática, administração, vendas, turismo e hotelaria, primeiros socorros, trade, marketing pessoal e digital, oratória, LIBRAS, recepção e atendimento, negociação, comportamento corporativo e diversas consultorias.
Quase todos os jovens que concluem os cursos recebem certificado reconhecido pelo MEC e são encaminhados para vagas de emprego em empresas parceiras do Sine Municipal. As empresas de educação, parceiras nestas atividades, oferecem os instrutores e apoio no desenvolvimento das ementas e diálogo com o público. Essas instituições são: Grau Técnico, Uninassau, Rebouças, Instituto Pravencer, Ciep, Qualifica Cursos, Help, GRC Cursos, entre outros.
Qualifica Sine
De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social, Pâmela Vital do Rêgo, os projetos para jovens aprendizes já beneficiaram muitos que estão focados no mercado de trabalho.
“Nos cursos rápidos para Jovem Aprendiz nós conseguimos formar mais de 570 jovens em 2021, primeiro ano da gestão do nosso prefeito Bruno Cunha Lima. Em 2022, foram mais de 1000 jovens. É muito gratificante ver o brilho nos olhos desses jovens quando eles conseguem o primeiro emprego, quando eles percebem que podem realizar seus sonhos e mudar suas vidas”, afirma.
Os programas do Sine Municipal oferecem oficinas, palestras, mentorias e acesso a players do mercado de trabalho. Um desses jovens beneficiados é Nathanael Sudério Sousa, de 16 anos, estudante do 3º ano do ensino médio. Ele realizou 3 cursos oferecidos pelo Sine Municipal; Marketing Pessoal, Comportamento Corporativo e Ética no Ambiente de Trabalho.
“Achei muito produtivo o tempo que passei nas atividades de qualificação do Sine Municipal. Eu estava procurando encontrar o meu próprio diferencial e entender o meu perfil para o mercado de trabalho. Aprendi muito e recebi propostas de emprego a partir do meu currículo depois desses cursos”, conta.
Discussion about this post