A enfermeira paraibana Mariluce Ribeiro, recebeu o maior prêmio da Enfermagem brasileira e lançou seu livro. Ela é a idealizadora do Projeto “Hora do Colinho”, implantado na maternidade Frei Damião, em João Pessoa. Criado na pandemia, a iniciativa ganhou o Brasil, tendo se tornado lei nos estados de Rio de Janeiro, Acre e Mato Grosso. Atualmente, tramita no Congresso Nacional um projeto que busca tornar a prática lei em todo o país.
O livro foi lançado durante o 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que aconteceu esta semana, em João Pessoa. Mariluce Ribeiro também recebeu, o Prêmio Anna Nery, honraria máxima da Enfermagem, no país e que reconhece profissionais que se destacaram ao desenvolverem ideias que contribuíram para a melhoria da Saúde no país.
Homenageada pelo Cofen, Mariluce Ribeiro ganhou notoriedade nacional ao elaborar a “Hora do Colinho”, um Protocolo Operacional Padrão (POP) destinado a acalentar recém-nascidos que estão afastados da presença materna.
“Receber este prêmio é uma honra inexplicável. Em quase trinta anos de atuação, sinto que hoje fecho o ciclo da minha trajetória profissional com chave de ouro. Na pandemia, enfrentei grandes desafios, e foi da dificuldade que surgiu este maravilhoso projeto. Não poderia ser diferente, pois o cuidado está na essência da Enfermagem”, afirmou Mariluce Ribeiro.
Discussion about this post