A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, encerrou o cadastro de protetoras de animais independentes. Este ano foram cadastradas mais de 150 protetoras.
As protetoras de animais atuam em diversos bairros da cidade, numa atuação voluntária de resgate de cães e gatos vítimas do crime de abandono de animais. Elas recolhem, tratam e abrigam os bichinhos, numa ação voluntária, viabilizando a adoção responsável.
A Diretoria de Bem-Estar Animal cadastrou as protetoras, que passaram a fazer parte de uma rede, coordenada pelos técnicos da Semam. As protetoras inscritas na Secretaria de Meio Ambiente têm acesso às ações promovidas pela Prefeitura, como eventos de adoção, campanhas de vacinação, acesso ao Castramóvel, e também a doação de ração, do Programa Banco de Ração, entre outros serviços.
O diretor de Bem-Estar Animal da Semam, Ítalo Oliveira, destacou que a criação da rede de protetoras independentes fortaleceu a política de cuidado com os animais. “A rede possibilita diversas ações. Nossas equipes estão sempre em contato, informando as pessoas sobre as atividades desenvolvidas pela Semam e recebendo inclusive denúncias de maus tratos, o que viabilizou os resgates que fizemos em vários pontos da cidade”, concluiu.
Nova rede de cadastro – Novas inscrições para o cadastro de protetoras independentes serão abertas em maio de 2024. Para se inscrever é preciso ter mais de 20 animais tutelados ou atuar em alguma colônia de animais em situação de abandono e morar em João Pessoa. Após o cadastro, os técnicos da Diretoria de Bem-Estar Animal realizam uma visita técnica para comprovação das informações fornecidas.
Discussion about this post