Três hospitais do Sertão da Paraíba que compõem a Rede Estadual de Saúde receberam habilitação para os serviços de UTI adulto tipo II e pediátrico, conforme Portaria Nº 2.319 publicada no Diário Oficial da União dessa terça-feira (12). A proposta foi aprovada pelo Ministério da Saúde (MS), que fará o repasse de R$ 4,5 milhões anualmente. As unidades que tiveram o serviço habilitado foram o Hospital Regional de Pombal Senador Rui Carneiro, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro e o Hospital Infantil Noaldo Leite, ambos em Patos.
De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, este é um reconhecimento do Ministério da Saúde com relação ao financiamento do serviço. Ele explica que as habilitações levam em conta a documentação apresentada pelo Estado, correspondente à avaliação pela Coordenação-Geral de Atenção Especializada – Departamento de Atenção Especializada e Temática do SUS, que foi aprovada pela gestão federal.
“Este é o reconhecimento de um serviço que está funcionando há alguns anos com subsídios do Tesouro estadual. Agora conseguimos esse reconhecimento do Ministério como um serviço especializado. Com a verba anual para a manutenção dos serviços de UTI adulto e pediátrico, podemos ampliar a assistência em saúde para a população paraibana”, destacou.
Ao todo, foram habilitados 23 novos leitos de UTI, sendo 10 para o Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, sete para o Hospital Infantil Noaldo Leite e seis para o Hospital Regional de Pombal. Agora, essas unidades do Sertão contam com um total de 29 leitos habilitados pelo Ministério da Saúde.
O secretário lembra que este ano o Ministério da Saúde reconheceu a eficiência das ações executadas pela gestão estadual e habilitou outros serviços da média e alta complexidade da Paraíba. Em junho, o Hospital Metropolitano recebeu a habilitação de unidade de assistência em alta complexidade cardiovascular, além da habilitação para os serviços de neurologia e neurocirurgia, em março. Já o Hospital de Trauma de Campina Grande recebeu habilitação como unidade de assistência de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia e dos serviços de Centro de Atendimento de Urgência tipo II aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral.
Discussion about this post