A Prefeitura de João Pessoa alerta e reforça que as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra variantes da Covid-19 que circulam no Brasil e contribuem para prevenir sintomas graves e mortes dos casos da doença. O alerta para a vacinação é principalmente para crianças e adultos que precisam tomar as doses de reforço e completar o esquema vacinal.
De janeiro até o dia 13 de dezembro de 2023, foram notificados 2.242 casos de Síndromes Gripais (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) em decorrência por infecção do SARS CoV-2 em residentes em João Pessoa. Desse total de notificação, foram 28 óbitos. “A vacina está disponível em toda rede municipal de saúde, por isso, alertamos as famílias que não deixem de completar o esquema vacinal. Uma atenção especial é destinada a adultos, crianças, gestantes e pessoas imunossuprimidas”, alertou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.
Nesta quinta-feira (21), todas as salas de vacina e os três pontos extras promovem ação preventiva com vacinação. A atualização da caderneta com todas as doses que integram o Programa Nacional de Imunização pode ser administrada nas unidades de saúde da família, que funcionam das 7h às 11h e das 12h às 16h, no Centro Municipal de Imunização e nas policlínicas municipais, que atendem no período das 8h às 16h.
A Prefeitura dispõe ainda de três pontos extras localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e no Shopping Tambiá, que funciona das 12h às 20h. Ambos com a administração de todas as vacinas que fazem parte do calendário de rotina e das campanhas ativas, facilitando a vida do usuário que não pode ir até um serviço de saúde durante o horário comercial.
Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.
Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.
Locais de vacinação nesta quinta-feira (21):
Unidades de Saúde da Família (USFs)
- Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto
Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
- Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
Home Center Ferreira Costa
- Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
- 8h às 16h (sábado)
Shopping Sul
- Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
- 10h às 16h (sábado)
Shopping Tambiá
- Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)
- 9h às 16h (sábado)
Vacinação Domiciliar
- Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas WhatsApp)
- Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
Discussion about this post