Nesta sexta-feira, 11 de maio, deverá ser o Dia D para determinar a presença ou não de Daniel Alves na Copa do Mundo. Na última quinta, após quatro horas de conversas, o médico da seleção brasileira Rodrigo Lasmar marcou um reencontro para novas avaliações e, se for preciso, a realização de novos exames no joelho direito.
Lasmar viajou com a recomendação de esgotar todas as possibilidades com o lateral-direito, capitão do Brasil contra os principais adversários recentes, e dono da posição – esteve em campo em 73% do tempo de jogo da equipe sob comando de Tite.
A ida de Edu Gaspar foi decidida em cima da hora, também por uma sugestão do técnico. A presença do coordenador de seleções serve para legitimar qualquer decisão. Se depois de todas as análises, optarem por não convocar Daniel Alves, Edu deverá ser o responsável por comunicar e dar apoio a ele. A comissão sabe que a situação clínica é delicada.
O respeito por Daniel Alves, 35 anos, se explica tanto na importância que ele tem no grupo e no time titular, como na carreira. A vitória do PSG por 2 a 0 sobre o Les Herbiers, na última terça-feira, ficará marcada não apenas pela lesão no joelho, mas também pela conquista do 38º título de sua carreira, a mais vitoriosa de um jogador na história do futebol.
Nessa triste coincidência, o lateral-direito pode ter perdido a chance de conquistar justamente o mais cobiçado dos troféus, o da Copa do Mundo. Já que no Qatar, sede da próxima edição, em 2022, ele terá 39 anos.
O clube estabeleceu um prazo de três semanas para que fosse reavaliada uma necessidade de cirurgia. Ou seja, apenas no fim de maio poderiam saber se o brasileiro teria ou não de operar para reconstituir completamente a lesão. O tempo joga contra.
Nesta segunda-feira, a CBF enviará à Fifa uma lista de 35 nomes pré-inscritos na Copa do Mundo, mas no mesmo dia, às 14h, Tite vai anunciar os 23 com quem pretende contar na busca do hexacampeonato. Até o dia 4 de junho, mudanças nesses 23 – desde que dentro da lista inicial de 35 – podem ser feitas.
Discussion about this post