A Mercedes dominou com facilidade o primeiro treino livre da quinta etapa do Mundial de Fórmula 1, na Espanha. Valtteri Bottas liderou praticamente toda a sessão e marcou o tempo de 1m18s148 na sua melhor volta, superando o companheiro de equipe Lewis Hamilton em 0s8.
Mais significativo do que a dobradinha foi o fato de os dois carros da Mercedes terem usado os pneus macios, o segundo na escala de aderência do fim de semana, para marcarem os melhores tempos. Já a Ferrari, que ficou em terceiro e quinto lugares, com Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, utilizou os compostos supermacios, os mais moles da etapa.
A RBR teve um treino razoável e ficou em quarto lugar com Max Verstappen e sétimo com Daniel Ricciardo, que abandonou a prática a 50 minutos do fim após dar uma escapada. Fernando Alonso, em sexto, Romain Grosjean, em oitavo, Stoffel Vandoorne, em nono, e Pierre Gasly, em décimo, completaram o Top 10 deste primeiro treino.
Novidades nos carros
O primeiro treino livre em Barcelona foi a primeira atividade das equipes com seus carros tendo significativas modificações aerodinâmicas, uma tradição da corrida espanhola. Dentre as novidades apresentadas, duas se destacaram, na Ferrari e na McLaren.
A Ferrari acoplou os espelhos retrovisores no Halo, aproveitando permissão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), além de implantar apêndices aerodinâmicos no local. Já a McLaren teve uma revisão extensa em seu modelo MCL33. Chamou a atenção a dianteira do carro, com a asa dianteira tendo um perfil de muitas aletas, e um bico com protuberâncias e orifícios que já ganharam o apelido de Peppa Pig, a porquinha personagem de desenho animado.
Discussion about this post