O Instituto Cândida Vargas (ICV) realizou nesta sexta-feira (11), na capela do hospital, uma missa em ação de graças as mães pacientes e profissionais do serviço e homenageou às ‘Mães Canguru’, que tiveram bebês prematuros. O Instituto está localizado na Avenida Coremas, s/n, no bairro Jaguaribe.
Ana Giovana, secretária adjunta da secretaria municipal de saúde, participou da missa e destacou a importância do serviço e das mães homenageadas. “Assim como muitas mães, também usei do método canguru. Meu primeiro filho nasceu faltando um dia para completar sete meses e fui orientada por uma enfermeira, que também trabalhava no ICV sobre o método canguru, que foi onde eu tive o meu primeiro contato com meu filho”, disse emocionada.
“Às profissionais do serviço que também são mães, sejam elas enfermeiras, médicas, assistentes sociais, serviço gerais ou quaisquer outras atribuições, também dedico todo meu respeito, pois sei que elas trabalham com amor, tornando-se um pouquinho ‘mães’ das mães e dos bebês que aqui estão, proporcionando cuidado e atenção”, completou.
Mãe canguru – O ICV é referência estadual atestada pelo Ministério da Saúde no método Mãe Canguru, composto por três etapas. Na primeira, o bebê fica interno na UTI, mas a mãe tem que estar ao lado dele o tempo todo. Na segunda, numa enfermaria específica, a mãe e o bebê ficam em contato de pele e unidos por uma bolsa, simulando a bolsa do canguru. Na última etapa, eles podem ir para casa, mas retornam a cada dois dias para avaliação no ICV.
ICV – Referência na Iniciativa Hospital Amigo da Criança, o Instituto Cândida Vargas (ICV), oferta serviço especializado de média e alta complexidade em atenção obstetrícia e neonatal; atendimento de urgência e emergência obstétrica e ginecológica; pré-natal de gestantes de alto risco, planejamento familiar; serviço de referência para adolescentes e mulheres em situação de violência sexual; serviço social; atendimento psicológico; serviço de cardiologia; exames laboratoriais e ultrassonografia.
Discussion about this post