A edição 2024 do Mapa de Regionalização do Turismo paraibano tem 60 municípios distribuídos em 11 regiões turísticas, que em breve contarão com mais duas, contemplando cerca de 20 cidades no Litoral Norte e no Vale do Piancó. O mapa foi apresentado em Campina Grande junto com a nova logomarca do Programa do Turismo da Paraíba, durante o lançamento do Paraíbe-se.
No Mapa, as regiões que concentram maior número de cidades são o Brejo, com 13 no total, entre elas Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Solânea e outras; o Cariri figura com 10 municípios, a exemplo de Cabaceiras com o famoso Lajedo do pai Mateus, Monteiro, Taperoá, Boqueirão, entre outros; o Vale do Paraíba com oito, entre eles Ingá da famosa pedra das Itacoatiaras, Itabaiana, Itatuba, Natuba e outros; o Vale dos Dinossauros, com seis, a principal delas Sousa, além de Monte Horebe, Poço de José de Moura entre outras; o Vale dos Sertões que conta com seis, entre elas Maturéia, onde está localizado o conhecido Pico do Jabre, Brejo do Cruz, Santa Luzia e outras cidades; e a Serra da Borborema, que tem cinco cidades, a exemplo de Campina Grande, a cidade do Maior São João do Mundo, indutora do roteiro Paraíbe-se.
Entre as regiões turísticas que também se destacam estão o Curimataú, que tem as cidades de Tacima e Araruna, onde está localizada a Pedra da Boca, o Forum Regional de Turismo Sustentável do Seridó e o Vale do Mamanguape, além das regiões de cidades litorâneas: Costa das Falésias e Rota Sanhauá.
O mapa é um importante instrumento para as prefeituras buscarem apoio na divulgação dos roteiros e recursos por meio do Programa de Regionalização do Turismo. Confira o mapa no link: https://www.mapa.turismo.gov.
Discussion about this post