O deputado estadual Branco Mendes (UB) celebrou, na noite desta terça-feira (12), a reviravolta judicial que devolveu ao vereador João Sufoco, mesmo partido, seu mandato parlamentar. A decisão determinou retorno imediato de Sufoco à Câmara de Alhandra.
Branco Mendes afirmou que a cassação do vereador foi ao arrepio da lei, conduzida de forma arbitrária e irregular, e acusou os parlamentares de agirem para agradar o prefeito Marcelo Rodrigues, do MDB. “O prefeito queria calar a voz de João Sufoco, retirando-lhe da tribuna da Casa Legislativa, mas a justiça, em momento oportuno, desfez toda essa manobra”, disse.
João Sufoco, conhecido por suas denúncias contra irregularidades e corrupção na gestão municipal, foi alvo de um processo relâmpago de cassação que, segundo a juíza Daniere Souza, carecia de transparência e respeito ao processo legal. A decisão judicial também incluiu a notificação do Ministério Público sobre o ato controverso da Câmara Municipal de Alhandra.
A cassação do vereador, ocorrida em 8 de fevereiro sob a presidência de Irmão Beto, gerou questionamentos sobre a integridade do processo e a garantia dos direitos democráticos. João Sufoco, eleito com mais de 500 votos, é reconhecido como uma voz de oposição que busca zelar pelo interesse público e pela ética na administração local.
Discussion about this post