O Ceará será sede do encontro do G20, que vai reunir as maiores economias do mundo. A princípio, a informação foi confirmada pela governador do Ceará, Elmano de Freitas.
Com o Brasil na presidência do G20 até dezembro de 2024, o país sediará diversas reuniões ao longo do ano. Ao mesmo tempo, algumas cidades do país estão na lista das sedes do encontro e Fortaleza terá um papel fundamental nesse contexto sediando o encontro mais importante.
De acordo com o governador, o encontro na capital cearense vai ocorrer no Centro de Eventos do Ceará. Dentre os assuntos em destaque estão o combate à fome, pobreza e desigualdade. O evento terá quatro períodos de discussões. A princípio, o início será em junho com painéis organizados pelo Ministério da Fazenda e pelo Banco Central do Brasil.
Além disso, estão previstos dois eventos em julho, focados em parceria global, inclusão digital e infraestrutura, também sob organização do Ministério da Fazenda. Outra iniciativa acontecerá em julho, através do Ministério do Trabalho e Emprego, com o objetivo de ampliar a geração de empregos nos países menos desenvolvidos.
Encontro principal do G20 em outubro
O ponto alto do encontro no Ceará será em outubro, quando entrarão em pauta temas relacionados à educação, liderados pelo Ministério da Educação. Elmano destaca que essa escolha não foi aleatória, pois o estado possui índices educacionais exemplares que merecem o compartilhamento dessas experiências com o mundo inteiro.
Ainda de acordo com Elmano, o evento representará uma oportunidade para o Ceará mostrar ao planeta seu sucesso na área da educação. Dessa forma, atrair investimentos que contribuam para o desenvolvimento do país e gerar de empregos para o Estado. Paralelamente aos fóruns, ocorrerão eventos técnicos e culturais para promover o Ceará como um destino atrativo para investimentos.
Encerramento com o presidente Lula
Os encontros do G20 no Brasil terá encerramento em novembro, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Lula.
O evento do G20 no Ceará não apenas destaca a importância do estado no cenário internacional, mas também oferece uma oportunidade única para promover suas conquistas e atrair investimentos que impulsionem seu crescimento econômico e social.
Discussion about this post