A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) foi contemplada com o prêmio Inova Cidades, concedido pelo Smart City Business Congress (SCB-Br) em sua décima primeira edição. A atuação do Smart City tem sido fundamental para criar ecossistemas e mercados voltados para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes.
O projeto premiado foi o Lan House Social Campina, uma iniciativa de inclusão digital e social. Seu principal objetivo é oferecer acesso a recursos tecnológicos, juntamente com capacitações, para promover a cidadania digital e social. As Lan Houses Sociais são espaços dedicados ao aproveitamento de todas as possibilidades oferecidas pelo mundo digital, proporcionando aos moradores acesso à internet e computadores, concedendo acessos à leitura, informação, estudos e a participar de outras atividades. E o melhor: tudo pode ser utilizado de forma gratuita.
Atualmente, o projeto oferece 13 cursos gratuitos, incluindo Power BI, Eletrônica Básica, Programação em Java, Programação em Banco de Dados – MySQL, Programação em Linux, Letramento Digital 40+, Redes de Computadores, Manutenção de Computadores, Programação em Python, Jogos Digitais 2D, Webdesign e Design Gráfico. Esses cursos são ministrados nas Lan Houses Sociais distribuídas por todas as zonas de Campina Grande, tendo já formado mais de 1.500 alunos.
O diretor Administrativo da SECTI, João Eduardo Cândido, falou sobre a importância do prêmio. “É muito gratificante ver um projeto tão importante como esse ser reconhecido internacionalmente. Na gestão do prefeito Bruno e da ex-secretária Laryssa Almeida, oferecer capacitação e inclusão digital, sempre foi uma prioridade da pasta. Vamos continuar para que a cada dia, possamos proporcionar capacitação a mais pessoas”, afirmou.
O projeto teve início em 2021, na Estação Cidadania e Cultura, nas Malvinas, e hoje, conta com unidades na APAE, Feira Central, Instituto dos Cegos, na sede da SECTI, no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia e com previsão para abertura de novas unidades, este ano. Inclusive, uma delas será itinerante, viabilizando abranger um maior número de pessoas.
Para iniciar o projeto foi firmada parceria com a empresa Proxxima, que disponibiliza internet para as Lan Houses Sociais e com o Ministério Público do Trabalho da Paraíba, representado pelo Procurador do Trabalho Marcos Antônio Ferreira Almeida, que falou sobre a contribuição do MPT no projeto.
“Através da inclusão digital o projeto acaba garantindo, ao cidadão trabalhador, melhores condições de se posicionar no mercado de trabalho, além de preparar a sociedade em geral para os desafios de um mundo cada vez mais digitalizado. Trata-se de importante ferramenta de inclusão social e promoção da cidadania, em vários aspectos. O MPT fica honrado em ter contribuído com o projeto, e parabeniza a SECTI por esta grande iniciativa, marcada pela excelência, inovação e sensibilidade social”, finalizou o procurador.
Discussion about this post