O presidente do Conselho Estadual de Saúde, (CES), Eduardo Cunha, participou, nesta segunda-feira, (22), da I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que está sendo realizada em João Pessoa.
Eduardo Cunha destacou essa conferência é de grande importância porque busca valorizar os trabalhadores de saúde no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.
“De maneira em geral, existe uma precariedade nas condições de trabalho e principalmente na remuneração desses trabalhadores que demonstraram sua capacidade e sua necessidade, durante a pandemia da Covid-19, onde eles atuaram de forma brilhante e responsável e com isso ajudaram a salvar a vida de milhares de pessoas.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde lembrou,mais uma vez, sobre o grande problema de saúde hoje, no Brasil, que é sub-financiamento do SUS. De acordo com ele, No ano de 2000, a União gastava 72% do que era gasto em saúde e hoje está gastando 40%.
Ainda segundo Eduardo Cuna, os municípios que constitucionalmente deveriam gastar 15% da receita, está gastando em média 28%. O orçamento do Ministério da Saúde para 2024 está em R$ 190 bilhões. De acordo com ele, se fosse feito pela Emenda 29, que foi inscrita na Constituição, seria 10% da receita bruta que hoje estaria em torno de R$ 550 bilhões. “Mas emenda 29 foi revogada pela então presidente Dilma Rousseff e precisa ser recomposta”, destacou.
Além da conferências municipais, estão acotencendo as macrorregionais e logo em seguida a Estadual. Tudo que for discutido e aprovado será apresentado na conferência nacional, em Brasília.
Discussion about this post