As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega obtiveram 67,95% dos votos na consulta pública para escolha do novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A eleição ocorreu nessa quinta-feira (25) nos campi da universidade. A chapa 1, representada por elas, superou as outras concorrentes em uma votação que incluiu professores, técnicos administrativos e estudantes.
A chapa 2, formada pelos professores Lucídio dos Anjos Formiga Cabral e João Euclides Fernandes Braga, alcançou 25,37% dos votos. A chapa 3, liderada pelo atual reitor Valdiney Gouveia e pela professora Rita de Cássia Pereira, recebeu 6,67%.
O resultado da eleição será enviado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem cabe a nomeação do reitor, que terá mandato de 2025 a 2028. Na última eleição para a reitoria, Terezinha Domiciano também foi a mais votada, mas o até então presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou Valdiney Gouveia.
A eleição contou com a participação de mais de 46 mil membros da comunidade acadêmica da UFPB, aptos a votar. A decisão do presidente sobre a nomeação do reitor é aguardada pela comunidade universitária.
Portal Correio
Discussion about this post