O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realizou 932 cirurgias no primeiro quadrimestre deste ano. O número corresponde a uma média de 12 cirurgias diárias, levando em consideração que os procedimentos foram realizados nos 82 dias úteis dos quatro primeiros meses de 2018.
De acordo com a diretora geral do HMSI, Yuzeth Nóbrega, os bons resultados alcançados pelo hospital refletem o trabalho desenvolvido pela equipe da unidade. “Se deve à qualidade dos profissionais que executam os procedimentos e pela responsabilidade com que toda a equipe do hospital trabalha em prol do usuário, visando resolutividade e transparência na prestação dos serviços”, afirmou.
Do total de cirurgias realizadas de janeiro até abril, os tipos mais frequentes são hernioplastia e colecistectomia (retirada da vesícula). No mesmo período, ainda foram realizadas na unidade hospitalar 230 internações no setor de cardiologia e 133 internações na Unidade de Terapia Intensiva Clínica (UTI).
O hospital possui serviço especializado de cardiologia e conta ainda com outras especialidades: proctologia, mastologia, urologia, cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia bariátrica, cirurgia ginecológica, cirurgia plástica, neurocirurgia, cirurgia de mão, cirurgia vascular, cirurgia torácica e cirurgia plástica reparadora de mulheres vítimas de violência.
Como o HMSI é um hospital de ‘porta fechada’, ou seja, sem atendimento de urgência, para ter acesso aos serviços oferecidos no local, o usuário deve ser encaminhado por outros serviços como as unidades de pronto-atendimento (UPA), unidades de saúde da família (USF) ou outros hospitais.
“Quando diagnosticadas patologias que requerem tratamento cirúrgico, o usuário é encaminhado para consulta especializada com o cirurgião, confirmando a indicação de tratamento cirúrgico. Então o paciente passará pelo pré-operatório e em seguida pela cirurgia”, explicou Yuzeth Nóbrega, diretora geral do HMSI.
Discussion about this post